segunda-feira, outubro 03, 2005

CAMPANHA DO DESARMAMENTO - SIM ou NÃO?

Estamos vivenciando a campanha para o referendum da Lei da Proibição à Comercialização de armas de fogo no Brasil e confesso que ainda não estou perfeitamente convencida da eficácia dessa proibição. Por um lado, penso que isso poderá evitar acidentes domésticos de larga ocorrência, principalmente no que diz respeito ao manuseio de armas por crianças, notoriamente curiosas e sem qualquer senso de perigo; Por outro lado, acho que a proibição, além de nos deixar completamente sem chance frente a uma ameaça real (tão palpável e iminente, nos nossos dias), na verdade estará dando à marginália o livre acesso ao nosso já tão vilipendiado patrimônio. Sim, porque se os bandidos, hoje, ousam atacar empresas de todos os ramos, inclusive aquelas em que há policiamento ostensivo e, até, bancos que ficam situados em postos policiais - aqui, em Recife, eles roubaram o cash localizado dentro da Polícia Rodoviária Federal ! - mesmo supondo que pode haver uma retaliação imediata, imagine-se o que farão com o cidadão comum, as residências, as escolas, etc... se tiverem a certeza de que sairão impunes? Até porque, nós sabemos que a violência urbana não será erradicada por decreto e, também, que as leis não costumam ser levadas a sério neste país. Ou seja, a clandestinidade estará instituída oficialmente, se aprovada a tal Lei. A Lei Seca, que imperou nos Estados Unidos na década de l930 (salvo engano) é um bom exemplo a ser considerado, descontando-se, aí, a obediência cultural às leis que lá existe (embora saibamos que essa "obediência" tem tudo a ver com o apego dos norte-americanos ao vil metal, já que qualquer transgressão, lá, é muito onerosa, sem distinção de classe social ou econômica - é o que se diz) .

Sei não ... também não sou muito a favor de proibições, ainda mais quando sugeridas pelo poder. Digamos que sou um tanto quanto rebelde, tipo "Hay gobierno, soy contra! Vou pensar. Enquanto isso, estou aberta ao debate. Opinem, por favor!


Quero deixar um recado para Fernando, o mitoculto: Num tô conseguindo postar nada nos teus coments, visse? Mesmo assim, tô te visitando sempre.

Obrigada pelo apoio moral que recebí de todos quando da minha "recaída" a semana passada, mas acho que o baixo astral já saiu deste corpo, que não lhe pertencia, MESMO!

ÓTIMA SEMANA!