segunda-feira, outubro 22, 2007

PREITO DE GRATIDÃO E OUTROS







Tenho sido tão paparicada pelos meus amigos blogueiros, que resolví postar estas flores em gratidão pelo seu carinho e generosidade. Agora foi o Chawca, do Meu ouvido não é penico que me agraciou com este Prêmio Blog Solidário. Fico muito feliz ao ser homenageada por gente desse naipe, donos de blogues da mais alta qualidade, pois sei que aqui de enxerida, já que não domino todos os recursos infinitos com os quais lidar para chegar ao seu patamar. Portanto, Chawca, querido, receba estas flores como um gesto de gratidão, dispostas assim, lindamente, pra você e desculpe-me pela demora em postar os meus agradecimentos.



DE SACO CHEIO!


Eu ando sem muito saco pra postar, pois, além da absoluta falta de inspiração que tem me atacado ultimamente, como todos vocês já sabem o meu PC é temperamental e só trabalha quando quer; se me conhecesse bem, jamais se arriscaria a ignorar o risco que corre, pois eu também não sou um primor de serenidade e tenho tido ímpetos de jogá-lo contra a parede, tragédia essa que ainda não ocorreu porque eu sou "pavio curto" mas não sou burra. Já que não estou, no momento, em condições propícias para substituí-lo, vou considerando a velha máxima de que "ruim com ele, pior sem ele"... Mas ele que me aguarde!



ESCOLHIDO O SAMBA DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA


Na semana passada foi escolhido o samba com o qual a Mangueira homenageará o Recife, que tem como tema os 100 anos do frevo. Ainda não ouví a música, mas fiquei um tanto quanto decepcionada com a letra, pois o tema comportaria citações imprescindíveis, como: Capiba, Felinto, Pedro Salgado, os irmãos Moraes, Guilherme Fenelon, Nelson Ferreira e tantos outros imortais compositores, músicos, maestros e o mais genuíno intérprete de suas canções, Claudionor Germano, ainda hoje fazendo o povo ferver nas ruas de todas as cidades de Pernambuco durante o tríduo momesco. Sequer foi citado o frevo que é o hino do carnaval pernambucano, Vassourinhas, executado em todos os salões de bailes carnavalescos do país, ainda que apenas os seus primeiros acordes. Não sei quem foram os julgadores mas, considerando a pobreza da letra vencedora, me parece que eles não devem ter tido muitas opções, não!

Resta-me louvar o título, que cita dois frevos de pura efervescência: "De perder o sapato"e "Recife mandou me chamar" e torcer para que a minha Mangueira querida abiscoite o primeiro lugar.

Transcrevo abaixo a letra do dito cujo, pra que vocês mesmos tirem as suas conclusões e avaliem a minha crítica.



100 ANOS DO FREVO, É DE PERDER O SAPATO. RECIFE MANDOU ME CHAMAR...(Lequinho, Jr Fionda, Francisco do Pagode, Silvão e Aníbal)


Mandou me chamar, eu vou

Pra Recife festejar

Alegria no olhar , eu vejo

É frevo, é frevo, é frevo

Ao som de clarins

Descendo a ladeira

Sou Mangueira

Tem frevo no samba,

Deu nó na madeira

Orgulho da cultura brasileira

A majestade é o povo,

Sem o povo história não há

Estende o brasão, reflete o leão,

Símbolo de garra e união

Capoeira invade os salões

Mascarados, despertam Dragões

E pelas ruas, vem Zé Pereira,

Arrastando a multidão

Nascia o frevo contagiando toda a massa

E até hoje tem colombina e seus amores

Passo no rancho das flores

O profano é sagrado no maracatu

Nos cem anos de história, desperto a alvorada

Brincando no Galo da Madrugada

Invade a cabeça, o corpo, embala os pés

Delírio da massa, um fervo!

É a Mangueira no passo do frevo

Voltei de sombrinha na mão

Sonhando em gritar é campeão