terça-feira, julho 31, 2007

MACONDO É AQUI?


Quando li ‘CEM ANOS DE SOLIDÃO”, do genial García Marquez, ví tanta similaridade entre Macondo e o Brasil que acabei chegando a uma conclusão: Este país não existe! Ele é apenas o fruto da imaginação de um escritor surrealista e nós, os brasileiros, meros personagens da sua bizarra história. Foi assim que passei a contemplar tudo o que ocorre aqui como alguém que está lendo uma obra do gênero, cujo final é absolutamente imprevisível. Conseqüentemente, anulei todas as minhas assinaturas de revistas e jornais, bem como deixei de acompanhar as notícias pela TV, para evitar a fatídica manipulação que estas provocam em quem as leva a sério. Definitivamente não dá pra levar a sério um país desses! A coisa é tão grave, que até o volume de medalhas abiscoitadas por ocasião do PAN, pelos nossos atletas-heróis (apurem-se as dificuldades que cada um teve que enfrentar até chegar ao pódio) está sendo visto como algo digno de desconfiança. “Não! – dirão alguns – Essas medalhas foram, realmente, conquistadas ... Afinal, é a primeira vez que eles disputam em casa e o calor da galera os impulsionou a dar o máximo de si”. Sei lá!



Depois do fiasco de ver o nosso famigerado “Fenômeno”, um jovem atleta, mal saído dos “cueiros”, cujo preparo físico era decantado e alardeado aos quatro cantos do mundo, desabar, literalmente, na final da Copa do Mundo, na França – que, não por acaso, era sua adversária naquela partida – e, assim, “entregar” o campeonato à sua rival-anfitriã, não duvido de mais nada. Curioso é que nunca mais se ouviu falar que o tal jogador fenomenal tivesse qualquer “piripaque” daqueles. Muito pelo contrário: Engordou, comeu todas as modelos internacionais e nacionais que quis e ... Entrou no esquecimento ... Estraaaaaaaaaanho!

Mesmo “de mal” da imprensa, vi na TV uma coisa que só veio corroborar o que penso deste país-piada, ao tempo em que pude confirmar que não estou só nessa idéia: Logo após mostrar um certo Brigadeiro JOSÉ CARLOS PEREIRA, presidente (ou já será ex?) da INFRAERO, se perdendo todo em explicar como tratar um PEPINO (numa alusão metafórica à situação do caos aéreo), a emissora-mor, concomitantemente, traz ao ar uma cozinheira versada justamente no trato do fruto, lato-senso, mas o sentido da palavra continuou dúbio pra mim, quando vi o nome da tal mestre-cuca: DONA CHUPETINHA!
“ELEMENTAR, MEU CARO WATSON” ... pensei. Que nome mais conveniente poderia ter quem trata um pepino com tanta maestria?
Ah! Essa minha cabecinha pervertida ...


No momento em que ví as reportagens me veio à mente uma ocasião em que uma colega de trabalho, tendo ficado sem empregada pra olhar os pássaros que criava, em casa, matutou a tarde inteira pra encontrar uma forma de trazê-los pra repartição, no dia seguinte, mas tinha dúvidas quanto à adaptação deles, de espécies diferentes, numa só gaiola. Ela era meio nerd e a gente ficou pasma em vê-la preocupada com semelhante leseira, apostando que ela não levaria a cabo essa idéia estapafúrdia. Estávamos enganados. No dia seguinte, eis que surge a desmiolada trazendo uma gaiola com dois pássaros, toda feliz da vida, dizendo: “TÔ TÃO FELIZ ... ELES SE DERAM TÃO BEM AÍ DENTRO! Quando eu, atônita, perguntei quais eram suas espécies, ela me veio com essa: “É UM BIGODE E UM PERIQUITO”. Não pude resistir e, morrendo de rir, disparei: “TINHAM MAIS ERA QUE SE DAR BEM, MESMO”!!!


x.x.x.x.x.x.x.x.x


Em atenção a todas as mensagens de carinho recebidas, às preces e energia emanada de todos os queridos amigos que se solidarizaram com a minha dor, enquanto estive ausente daqui - por motivos óbvios - informo que a minha irmã já está em casa e apresenta sensível melhora desde que recebeu alta. Sou-lhes muito grata por tudo. É reconfortante nos sabermos rodeados de gente sangue-bom como vocês, para quem dirijo a minha sincera gratidão Valeu! Contem sempre comigo!