sábado, outubro 14, 2006

LINGUAGEM EXPLÍCITA

NOS ANOS OITENTA UMA COLEGA DE TRABALHO CONHECEU UM "GRINGO" NO CARNAVAL DE OLINDA E "CAIU DE QUATRO" PELO CARA, TIPO AMOR À PRIMEIRA VISTA, MESMO. ESSE ROMANCE FOI SE INTENSIFICANDO E COMEÇARAM A CHOVER CARTAS DE AMOR, PRÁ LÁ E PRA CÁ. LEMBRO QUE ERA UMA FESTA PRA TODO MUNDO DA REPARTIÇÃO, QUANDO ELA AS RECEBIA, PORQUE O CARA NÃO DOMINAVA MUITO BEM O PORTUGUÊS E COSTUMAVA RECORRER AO DICIONÁRIO PARA FIRMAR SUAS DECLARAÇÕES DE AMOR. ENTÃO SAÍAM FRASES ASSIM: "MEU CORAÇÃO É SEU, MINHA BOCA É SUA, MEUS OLHOS SÃO SEUS E O MEU PÊNIS TAMBÉM É SEU". ELA RIA TANTO, LENDO ESSAS CARTAS, QUE ACABAVA REPARTINDO CONOSCO ESSAS, DIGAMOS ... FRASES DE ALCOVA. ERA UM BARATO!
ALGUNS MESES DEPOIS, EM FÉRIAS, A MINHA COLEGA ARRUMOU AS "TROUXAS" E SE MANDOU PRA JUNTO DO SEU AMADO, PRA APLACAR UM POUCO DA SAUDADE. LOGO QUE DESCEU DO AVIÃO, CUMPRIDAS AS BUROCRACIAS DE PRAXE, ELA O VISLUMBROU NO CORREDOR DO AEROPORTO, CORRENDO AO SEU ENCONTRO E, NUMA CENA DIGNA DE CINEMA, JOGOU AS MALAS NO CHÃO E ZARPOU EM SUA DIREÇÃO. AGORA FRENTE A FRENTE, AMBOS PARARAM, ERGUERAM OS BRAÇOS E, ENQUANTO UNIAM OS SEUS CORPOS NUM ABRAÇO HOLLYWOODIANO, ELA O OUVIU SUSSURRAR AO SEU OUVIDO, NO MAIS PERFEITO PORTUGUÊS: "EU QUERO COMER VOCÊ"! AFE! ... A MULHER FICOU CHOCADA!
AINDA QUE ESPERASSE ESSE DESFECHO DURANTE A SUA ESTADA NA CASA DO CARA (OBVIA E NECESSARIAMENTE), AQUELA FRASE SOOU UM TANTO QUANTO GROSSEIRA, NAQUELE MOMENTO ... AFINAL, HAVERIA TEMPO DE SOBRA E, COM CERTEZA, CLIMA MAIS PROPÍCIO PRA ELE DEMONSTRAR ESSE INTERESSE, AINDA MAIS QUANDO SE TRATAVA DE UM HOMEM, POR ASSIM DIZER, DE QUEM ELA ESPERAVA MAIS SUTILEZA E ROMANTISMO DO QUE OS QUE COSTUMAVA NAMORAR AQUI PRAS BANDAS DO NORDESTE, JÁ QUE ORIUNDO DE UM PAÍS EUROPEU.
MEIO DECEPCIONADA E JÁ APREENSIVA QUANTO A UMA POSSÍVEL (E TÃO RÁPIDA)TRANSFORMAÇÃO DO SEU PRÍNCIPE EM UM ASQUEROSO SAPO, DURANTE AQUELE MÊS DE (AGORA FORÇOSA) CONVIVÊNCIA, ELA O SEGUIU, JÁ SEM TANTO ENTUSIASMO. TIVERA UMA EDUCAÇÃO MUITO RÍGIDA, NÃO ERA MOÇA DADA A BALADAS, NAMORICOS E FESTAS E SÓ HAVIA TIDO UM ÚNICO NAMORADO ATÉ ENTÃO, AOS 36 ANOS DE IDADE. A SUA PRESENÇA NAQUELE CARNAVAL, ONDE O CONHECEU, FORA PURA OBRA DO DESTINO, POIS TAMBÉM NÃO COSTUMAVA APRECIAR A "OFEGANTE EPIDEMIA" QUE CONTAGIAVA A TANTA GENTE NO TRÍDUO MOMESCO.
AO CHEGAR NA CASA DO SUJEITO, TIROU DAS MALAS OS PRESENTES QUE LHE HAVIA COMPRADO, DENTRE ELES UMA FITA CASSETE DO ÚLTIMO LANÇAMENTO DE GAL COSTA, CANTORA DE QUEM O NAMORADO SE TORNOU FÃ QUANDO DA VISITA AO BRASIL. QUAL NÃO FOI A SUA SURPRESA QUANDO, AO OUVIR OS PRIMEIROS TRINADOS DE GAL, ELE EXCLAMOU, DE OLHOS FECHADOS, CURTINDO CADA ACORDE:
"AH! EU QUERO COMER GAL COSTA".
AI, COITADA! ESTAVA JUNTO DE UM TREMENDO TARADÃO, COM QUEM CONVIVERIA OS PRÓXIMOS TRINTA DIAS!!! - PENSOU.
SENTINDO-SE MAIS-QUE-CHOCADA E DISFARÇANDO A SUA APREENSÃO, DESCONVERSOU, FALOU DE ASSUNTOS TRIVIAIS E QUANDO, DIAS DEPOIS, SE SENTIU MAIS À VONTADE, PERGUNTOU-LHE O PORQUÊ DAQUELA FRASE, DITA TÃO INOPORTUNAMENTE, EM AMBAS AS VEZES, NÃO SEM ANTES TER FALADO DA SUA DECEPÇÃO CONSIGO.
ELE, ENTÃO, LHE EXPLICOU: "É QUE QUANDO ESTIVE NA BAHIA, NO BRASIL, VÍ UMA MOÇA MUITO BONITA NA PRAIA E PERGUNTEI A UM BAIANO QUE ESTAVA COMIGO COMO EU PODERIA DIZER-LHE, EM PORTUGUÊS, ALGO QUE A FIZESSE FICAR FELIZ E DESPERTAR O SEU INTERESSE EM MIM. ELE ME ENSINOU ESSA FRASE: "QUERO COMER VOCÊ"; EU FALEI, MAS ELA FICOU MUITO ABORRECIDA E EU NÃO ENTENDÍ POR QUÊ, POIS ELE ME GARANTIU QUE AS MULHERES DO SEU PAÍS ADORAM ESCUTAR ISSO DE UM HOMEM".
DEPOIS DE TROCAR EM MIÚDOS O QUE AQUILO SIGNIFICAVA, OS DOIS DERAM MUITA RISADA, FIZERAM MUITO AMOR E FORAM FELIZES PARA SEMPRE: HOJE SÃO OS PAIS DE UM CASAL DE FILHOS E MORAM NA CALIFÓRNIA. MABEL, A PRIMEIRA FILHA, JÁ DEVE ESTAR COM DEZOITO ANOS, A ESSA ALTURA DOS ACONTECIMENTOS.
EU NUNCA VOU ESQUECER QUE DEI A ELA, DE PRESENTE DE VIAGEM, UMA CALCINHA TÃO ESCROTA E TÃO PEQUENINHA, QUE O NAMORADO, AO VÊ-LA, NÃO RESISTIU: TIROU-A ESCONDIDO, LEVOU-A PRO TRABALHO E MOSTROU A PEÇA AOS SEUS COMPANHEIROS, QUE A MOSTRARAM AO CHEFE QUE, SOLIDÁRIO, DISPENSOU-O DO SERVIÇO POR UMA SEMANA, PREVENDO O ESFORÇO FÍSICO A QUE ESTARIA SENDO SUBMETIDO O SEU VARONIL FUNCIONÁRIO DURANTE AQUELES PRIMEIROS DIAS DE "PROVEDOR" DA SUA HÓSPEDE BRASILEIRA...