sábado, dezembro 27, 2008

JÁ VAI TARDE, 2008!!!






Ufa! Enfim este ano está indo embora pra nunca mais voltar!

Êpa! Esse negócio de "nunca mais voltar" dá uma sensação de namoro acabado, amizades desfeitas e até morte ... Brrrrr!!!

Antigamente eu chorava "a bandeiras despregadas" no Reveillon, porque me batia a melancolia do "nunca mais" ... "Nunca mais vou ter esta idade novamente"; "Nunca mais o mesmo carnaval"; "Nunca mais os mesmos encontros"; "Nunca mais aquele amor perdido"; "Nunca mais eu mesma" ... Essas coisas todas que a gente acaba pensando ante a inexorabilidade do tempo que se vai, principalmente quando se é jovem e a vida é uma verdadeira festa, a cada dia. Estranhamente, desde que nasceu meu filho eu parei de fazer essas conjecturas e, consequentemente, de me despedir do ano que passou lamentando o seu fim, em lágrimas. Talvez porque dali em diante a minha própria vida deixou de ser a coisa mais importante do mundo pra dar lugar à dele, com o agravante da responsabilidade de torná-la o mais amena e feliz possível pesando sobre os meus ombros. Também acredito que tenha a ver com o esvaziamento do meu manancial lacrimal, vertido de uma só vez naquele reveillon de 1980, o último da minha vida livre, leve e solta de então e que, de fato, NUNCA MAIS foi a mesma, por motivos mais que óbvios: Até ali eu não sabia, ainda, o que significava "PADECER NO PARAÍSO", eufemismo que encerra o que é ser mãe... Aquelas que o são, sabem bem o que quero dizer; As que ainda não experimentaram essa condição, preparem-se para entrar numa fase em que a consistência do cocô do bebê pode ser a sua preocupação mais angustiante, pra citar o mínimo de uma série interminável de "dores-de-cabeças" que as acometerão, sem contar com a fase em que a cria ainda está na barriga ..."Será que vem com alguma deformação ou má-formação"? - É a primeira delas; Depois vêm outras, algumas até exdrúxulas, como quando me ocorreu um pavor sem tamanho de vir a parir um anão, o que fez o meu médico dar gargalhadas estrondosas no consultório, onde adentrei em prantos. Explico:

Eu sempre tive verdadeira ojeriza a anões (até já falei isso, em um post antigo), ninguém me pergunte por quê, pois não sei de onde tirei isso, até um dia em que, esperando pra ser atendida pelo médico, numa das consultas, no pré-natal, uma mulher achou de me mostrar fotos dos seus netos "lindos", segundo ela e dentre estes havia um que tinha essa deformação. Quando perguntei se havia, na família, outros casos, a vovó me garantiu que este foi o único e que os pais dele eram pessoas normais e até muito altas pro padrão brasileiro ... Pronto! Foi só o que faltou pra eu achar que haveria de ser castigada pela minha gratuita aversão aos nanicos e que Deus, O IMPLACÁVEL, sempre atento às nossas falhas, tinha escolhido aquela forma pra me punir por tão inexplicável e horrendo pecado... Louca, eeeeeu? Não! Simplesmente MÃE.


Fazendo um balanço do que aconteceu durante 2008, cheguei à conclusão de que não foi um ano bom, porque nada ocorreu que tivesse alguma relevância pra mim, excetuando-se alguns aspectos: Do lado negativo, foi o de maior aperto financeiro de toda a minha vida (só conseguí sair do "vermelho" neste último mês); Do positivo, realizei um dos meus maiores sonhos: Ver meu filho terminar a faculdade, alegria esta que só estará coroada quando o vir se tornar um profissional na sua área, evidentemente. Esta será a minha meta pra 2009 e com certeza, quando isso acontecer, poderei, enfim, respirar aliviada e dizer: MISSÃO CUMPRIDA!


As demais metas são as mesmas de há alguns anos e estão tão desmoralizadas pela minha falta de empenho (confesso!), que nem me atrevo a acreditar que vou realizá-las: Perder de oito a dez quilos (sonha, sonha, Regina!) e deixar de fumar ... Tsc, tsc, tsc... Essa, então, nem se fala! Só não digo que são impossíveis porque gosto de pensar que nada o é, embora assumindo a mea culpa de nunca, jamais, ter tomado uma atitude realmente eficaz para alcançá-las.


Ao tempo em que agradeço todo o carinho e prova de amizade que recebo e que me torna a existência mais encantadora, espero que cada um de vocês seja mais perseverante no alcance de seus objetivos e que 2009 lhes traga a garra, a força, a coragem e os bons propósitos pra realizarem tudo o que deixou de ser concluído até 2008 e assinale o marco de uma vida doravante plena em conquistas e realizações pessoais. FELIZ VIDA NOVA, A PARTIR DO ANO NOVO!!!