segunda-feira, janeiro 28, 2008

O FEBEAPÁ NÃO MORREU (ARCEBISPO x PREFEITURA)




Aqui em Pernambuco está acontecendo uma polêmica daquelas. Foi só a imprensa divulgar a decisão do prefeito do Recife, João Paulo, de disponibilizar, gratuitamente, durante o tríduo momesco, a chamada "pílula do dia seguinte" para mulheres que, mesmo não pretendendo procriar, como mandam as Sagradas Escrituras, não desejam abrir mão do prazer, especialmente nesse período proverbialmente pecaminoso, pra o Arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho (foto), se pronunciar veementemente contra essa decisão. Nada de novo no Brooklin, como diriam alguns. D. José é um fiel representante do que há de mais retrógrado, hipócrita e intolerante existente na Igreja Católica. Um dos seus "grandes" feitos foi exigir do Vaticano punição ao Pe. Edvaldo Gomes, pároco da Igreja de Casa Forte (bairro do Recife), com uma suspensão de três meses de suas atividades, pelo simples fato de ter dado a comunhão a um bispo anglicano, seu amigo pessoal, durante missa em que celebrava os seus cinquenta anos de sacerdócio. Sob a alegação nada digna de alguém que deveria, por força, mesmo, da religião que prega, ser promotor da união e da paz entre os homens de qualquer credo, de que "o Direito Canônico proíbe a padres católicos celebrarem missas juntamente com representantes de outras religiões", D. José não se fez de rogado e sacou o Cânon 908 para dedurar o Pe. Edvaldo, ignorando até o fato de que o inditoso evento contou, também, com a presença de três bispos católicos, dois vigários gerais e mais cinquenta padres. Ou seja: Ele queria, mesmo, era perseguir o padre, figura querida e respeitada por todos os católicos de Pernambuco, o qual segue bem de perto a linha do saudoso, inesquecível e inigualável D. HÉLDER CÂMARA. Se assim não fosse, a exdrúxula punição deveria atingir todos os representantes católicos que ali se encontravam, participando daquele ato anticanônico, mas não. Apenas ao Pe. Edvaldo foi imputada a penalidade, apesar das inúmeras manifestações de repúdio da sociedade em geral.
D. José é o que se pode chamar de Trapalhão Eclesiástico, com incontáveis casos de perseguição a padres que discordam dele em atitudes revanchistas descabidas, nas quais costuma expor na imprensa até cartas particulares dos seus desafetos, não só violando escandalosamente suas correspondências, como, ainda, se dando ao desplante de publicálas (!). Como alguém assim pode assumir uma vaga deixada por D. HÉLDER (que deve estar se revirando no túmulo, a esta altura) é o que ninguém compreende.
Voltando ao assunto inicial: Sob a alegação de que a pílula é abortiva, o Arcebispo ameaçou entrar com uma ação no Ministério Público de Pernambuco conta a Prefeitura do Recife, caso o prefeito não voltasse atrás na sua decisão. Foi o estopim que faltava. Ato contínuo, todas as prefeituras da Região Metropolitana do Recife aderiram à idéia do Prefeito João Paulo e já instalaram postos de distribuição da tal "pílula do pecado", mesmo sob a "temerosa" ameaça de excomunhão pelo Prelado.
"Ainda na tarde dessa quinta (24), o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, se pronunciou sobre a polêmica e acusou a Prefeitura do Recife de “criminosa” e “imoral” por disponibilizar o medicamento contraceptivo. De acordo com o arcebispo, a Igreja católica, que é contra a utilização da pílula por considerá-la um método abortivo, não está simplesmente defendendo uma opinião, e sim "proclamando a lei de Deus". Um dia antes (23), o Fórum de Mulheres de Pernambuco divulgou uma nota de repúdio à postura da arquidiocese", publicou o Blog do Jamildo.
Ouvindo uma rádio local fiquei estarrecida com o resultado de uma pesquisa feita pelo comunicador Geraldo Freire, da Rádio Jornal, na qual fazia a seguinte pergunta: QUEM TEM RAZÃO - O ARCEBISPO OU O PREFEITO?
Adivinhem quem ganhou a maioria na enquete: O ARCEBISPO!!!
Daí eu concluí que a sociedade é, mesmo, hipócrita e sem-noção e que Cazuza tinha razão quando dizia que "A BURGUESIA FEDE"!
O Prefeito, por sua vez, correu a público para esclarecer que a polêmica pílula não será distribuída, mas disponibilizada para as mulheres que porventura venham a procurar os postos médicos que serão instalados nas cercanias dos pontos de concentração de foliões, as quais possam ter alguma dúvida quanto à eficácia dos preservativos utilizados no "metier".
Sei não ... Acho que baixou o espírito maléfico do Gal. Figueiredo nesse Arcebispo ... Lembram? Era aquele presidente equino que sugeria a abstinência do sexo pra evitar filhos e DST ... Coisas do FEBEAPA (Festival de Besteira que Assola o País), criado pelo imortal Sérgio Porto ...
CHUPA ESSA MANGA!