segunda-feira, agosto 10, 2009

XÔ, SARNEY!


Esta Blogagem Coletiva é uma iniciativa do DO - ramsessecxxi
XÔ, SARNEY!


Estamos vivendo mais um período de escândalo político inimaginável em um país de verdadeiros cidadãos. Nada de novo, pra quem vive neste lado dos trópicos! Sabemos que esta campanha não terá qualquer utilidade prática, ainda mais agora que o presidente da Comissão de Ética (?) acaba de arquivar todos os pedidos de representação contra o famigerado presidente do Senado, eleito pelos seus próprios pares por motivos óbvios porém inconfessáveis, já que nenhum deles tem qualquer identificação ou comprometimento com a moralização da “Casa do Povo” (?) ou com a defesa dos interesses desse mesmo povo. Sabemos, também, que uma utópica renúncia ou afastamento do Senhor Feudal do Maranhão nem de longe nos proporcionaria a tranqüilidade de ver o Senado Federal conduzido sob a égide da decência e da lisura, porque ninguém é ingênuo ao ponto de acreditar que dentre os demais candidatos a assumir o cargo haja alguém com esse cabedal. Os raivosos e irascíveis opositores do ora execrado Sarney, bem como os seus aliados, não trazem nos seus currículos a idoneidade necessária ao bom desempenho da função.

A questão que se pretende levantar é a reflexão sobre quem devemos eleger para nossos representantes quando somos forçados a ir às urnas. “CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”, disse sabiamente alguém, um dia. Somos uma nação tão desprovida de valores morais que nos deixamos representar por usurpadores gananciosos, corporativistas e inatacáveis, exceto quando vão de encontro aos interesses individuais mútuos? Eu prefiro acreditar que não, mesmo sabendo que corro o risco de passar por ingênua e sem noção.

Que herança moral poderemos deixar pros nossos filhos e netos, quando, na prática, eles constatam que não vale a pena serem honestos, estudiosos, esforçados ou batalhadores, bastando que sejam “espertos” pra se locupletarem com quem lhes possa proporcionar as delícias que só um apadrinhamento político lhes oferece? “Ser honesto é “ser babaca”, ouvi, outro dia, de um jovem, revoltado porque, mesmo formado, não conseguia um emprego decente ...”Se eu tivesse comido a filha de um grandão desses, já estaria empregado. Olha o genro de Sarney aí! Além de um emprego no Senado, ainda vai pra imprensa dizer que “É um privilégio me ter como genro”. Como se pode contestar um garoto desses?

Não tenho qualquer ilusão de que o “FORA, SARNEY”” possa ecoar Brasil afora, ou surtir o efeito alcançado com o memorável “FORA, COLLOR!” (Também sei que não foi, exatamente, o grito do povo que levou ELLE ao histórico impeachment). Optei por participar desta forma de protesto até mesmo pra aproveitar o restinho de liberdade que nos resta antes que venha a nova lei da mordaça ao blogues que, aliás, já foi aprovada pela Câmara... Alguém tem dúvida de que o Senado também a aprovará?