sábado, maio 16, 2009

S.O.S NORDESTE!

Eu pensei que há tinha visto tudo acontecer neste mundo de meu Deus, mas as notícias sobre as chuvas que estão afundando cidades inteiras no Nordeste brasileiro são, no entender da minha mãe, um "sinal dos tempos". É claro que há um certo exagero nesse vaticínio, porque por essas bandas a mãe Natureza nunca foi de economizar. A aridez do solo, decantada em prosa e verso por poetas populares e que tantos políticos mantém no poder, há tantas décadas, é a sua característica climática mais acentuada, mas por aqui, quando chove, é pra valer. Tanto, que já na década de 60 o grande e saudoso compositor GORDURINHA, em parceria com NELINHO, diante das calamidades provocadas pelo aguaceiro que descia do céu, sem dó nem piedade, fez um pungente apelo ao NOSSO SENHOR através da música "SÚPLICA CEARENSE", em cujos versos o homem do campo se redime ante o Criador por ter LHE suplicado que fizesse chover pra não morrer de sede e de fome:

"OH! DEUS, PERDOE ESTE POBRE COITADO
QUE DE JOELHOS REZOU UM BOCADO
PEDINDO PRA CHUVA CAIR SEM PARAR!
MEU DEUS, SERÁ QUE O SENHOR SE ZANGOU
E, SÓ POR ISSO, O SOL ARRETIROU
FAZENDO CAIR TODA CHUVA QUE HÁ?

SENHOR, EU PEDI PARA O SOL SE ESCONDER UM TIQUINHO
PEDI PRA CHOVER, MAS CHOVER DE MANSINHO
PRA VER SE NASCIA UMA PLANTA NO CHÃO
MEU DEUS, SE EU NÃO REZEI DIREITO
O SENHOR ME PERDOE!
EU ACHO QUE A CULPA FOI
DESTE POBRE QUE NEM SABE FAZER ORAÇÃO

OH! DEUS, PERDOE EU ENCHER OS MEUS OLHOS DE ÁGUA
E TER LHE PEDIDO, CHEINHO DE MÁGOA
PRO SOL INCLEMENTE SE ARRETIRAR!
DESCULPE EU PEDIR A TODA HORA PRA CHEGAR O INVERNO
DESCULPE EU PEDIR PRA ACABAR COM O INFERNO
QUE SEMPRE QUEIMOU O MEU CEARÁ!"

A música tem mais de quarenta anos, mas continua atualíssima, agora mais que nunca!

A Aninha Pontes, do blog O meu jeito de ser fez um post muito bonito evocando a solidariedade dos blogueiros para com os irmãos nordestinos que atravessam este momento crítico de dificuldades catastróficas, baseada na publicação do blog TOU EM OUTRA, sob o Título "DOAÇÕES NORDESTE". Reforçando o apelo da Aninha no sentido de que todos nós participemos deste ato de caridade cristã, publico, abaixo, os números das contas bancárias disponibilizadas pela CÁRITAS BRASILEIRA, organização vinculada à CNBB, para possíveis doações:

Banco do Brasil - Agência 3475-4 - C/C 8018-7
Banco BRADESCO - Ag. 0484 - C/C 66.000-0
Caixa Econômica Federal - Ag. 1041 - Operação 003 - C/C 0645-0.

Para doações ao estado do Maranhão, o mais penalizado dentre todos, os depósitos deverão ser feitos no
Banco do Brasil - Ag. 0242-0 - C/C 31.000-X