sexta-feira, março 06, 2009

D. JOSÉ CARDOSO/ A DITADURA ESTÁ DE VOLTA?


Eu já comentei aqui sobre as posturas deste (triste) representante da Igreja Católica, que tantas polêmicas tem protagonizado, sempre em defesa do que há de mais retrógrado e antiprogressista no mundo atual. Atos de perseguição descarada e antiética a padres, a fiéis e a quaisquer desafetos que cruzam o seu caminho são a tônica deste arcebispo, sobre cujos ombros pesa a responsabilidade de substituir, nada mais, nada menos, que ao eternamente reverenciável D. HÉLDER CÂMARA, cuja trajetória de vida é um exemplo de luta por justiça social, fé, amor ao próximo e caridade cristã.


Ao invés de se espelhar no seu antecessor, este senhor concentra os seus esforços em perseguir aqueles que de alguma forma incorrem em algum agravo ao que dita a Santa Madre Igreja, colocando-a acima dos próprios seres humanos que a constituem. Na ocasião em que postei sobre ele, estava havendo uma celeuma quanto à sua atitude em "dedurar" ao Vaticano um padre local, muito querido e bem conceituado, - o Pe. Edvaldo, da paróquia de Casa Forte - porque este, na missa que realizou em comemoração aos seus 50 anos de sacerdócio, havia convidado um bisco da Igreja Anglicana para participar da solenidade. Resultado: Pe. Edvaldo foi suspenso das suas atividades por um período de três meses. Pouco depois, o arcebispo estava nas manchetes de jornais por ter sido denunciado por injúria e difamação a uma senhora, frequentadora da Igreja de Água Fria (um bairro aqui do Recife), acusando-a de amante do padre de lá, a quem, na verdade, ele queria substituir porque este discordava da sua forma inquisitória de conduzir o seu rebanho.


Agora esse cidadão é manchete de noticiários do mundo inteiro por ter
excomungado uma menina de 09 anos, que era estuprada desde os 06 por seu
padrasto e cujo abuso resultou numa gravidez de gêmeos, porque a sua mãe
autorizou a realização do aborto recomendado pelos médicos que a assistiram, já que a sua vida poderia estar em risco devido à imaturidade do seu organismo, ainda em formação pela pouca idade da vítima. Não satisfeito, o arcebispo ainda mandou à excomunhão a mãe da garota, que autorizou o aborto, bem como toda a equipe médica que o executou, na forma da Lei.


Sob o argumento de que a condenação não foi obra dele, mas da cartilha canônica que reza a excomunhão "latae sententiae", ou seja, automática, a quem executa abortos, ele se defende: "NÃO DEI A EXCOMUNHÃO. É A LEI DA IGREJA", esquecendo de que para que a punição tenha efeito é necessário que alguém a aplique.


É bem verdade que a Lei Canônica assim determina, mas não fosse o papel controverso de "Guardião da Igreja" - não das almas - que D. José assumiu desde que se viu à frente do Arcebispado, ele bem que poderia considerar os aspectos catastróficos que a gravidez da garota comportava, sendo o principal deles o risco da própria vida dela, já tão barbara e inexoravelmente marcada pela dor e o sofrimento a que foi exposta, assim como a de sua irmãzinha, também estuprada pelo mesmo padrasto desde os 11 anos.

Perguntado se o tal malfeitor das garotas também merecia a excomunhão, D. José foi enfático:
"NÃO! QUEM VAI JULGÁ-LO É DEUS".


E eu, na minha santa ignorância de leiga, fico aqui, com meus botões, a imaginar se não houvesse o celibato e esse arcebispo fosse pai de uma criança (quem há de garantir que não o é?) abusada dessa forma, será que a sua atitude seria a mesma? Talvez ... Quem sabe? Afinal, a realidade nos mostra o quanto a Igreja Católica aprecia os pedófilos ... CALA-TE, BOCA!!!

Sou de família católica por formação, mas me permito questionar algumas posições exdrúxulas da nossa igreja. Por que não?





A DITADURA ESTÁ DE VOLTA???


Eu não poderia encerrar este post sem falar sobre um assunto que me deixou indignada e que considero um absurdo jamais imaginável pelas cabeças mais porralocas existentes sobre a face da terra;


Lí no sempre recomendável blog da Luma uma notícia que me deixou estupefacta, estarrecida, boquiaberta, perplexa, atônita, pasma e um tanto quanto admirada:

A FOLHA DE SÃO PAULO publicou, dias atrás, um editorial em que relativiza as atrocidades ocorridas durante o nefasto período da ditadura militar, classificando-a de "DITABRANDA"(!!!). Que PINOCHET tenha usado este neologismo pra se referir aos horrores ocorridos no seu país, durante a sua nefasta gestão, até dá pra engolir. Mas um jornal como a Folha de São Paulo, até então respeitado pelos seus leitores, publicar um absurdo desses, é estarrecedor!


Como se não bastasse, aquele periódico, em resposta a cartas dos acadêmicos Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fabio Konder Comparato, dirigidas ao painel dos leitores em protesto contra esse editorial expúrio, ainda perpetrou ataques ofensivos, irresponsáveis e descabidos a esses intelectuais, que tem uma respeitável história de luta em defesa das nossas liberdades civis.

Em sua defesa, um grupo de intelectuais lançou um abaixo-assinado, via Internet, em repúdio a essa conduta, no mínimo, irresponsável, do citado jornal.
Convido todos vocês a se juntarem a eles, nesse manifesto, pra evitarmos que esse período negro seja apagado da memória dos brasileiros, principalmente daqueles mais jovens, que, por não o terem vivenciado, possam questionar a sua existência, levados, que são, a crer numa imprensa que, longe de cumprir o seu papel primordial, que é o de informar e registrar a história, a deturpam e agridem vergonhosamente. Eu já fiz a minha parte!



O manifesto, é encontrado aqui.