terça-feira, janeiro 31, 2006

Vivendo e aprendendo a blogar




Cá estou eu, Guidinha da Silva, alugando o computer de minha amiga Regina... Instalando brinquedinhos novos e ensinando a garota a usá-los...

Já sei que vou criar uma monstra especialista... hehehe... Agora é que ela não pára mais de blogar!!!

Aí Regina... Vai pra galera que tu tá podendo!!!

Beijos...

Guida

P.S. Galera, vale notificar que a cerveja da casa de Regina é geladísima!!!

domingo, janeiro 29, 2006

OBRIGADO, MAMÃE!

?SABEDORIA DE MÃE ?


Minha mãe me ensinou a valorizar um sorriso:
RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!!!"

A escutar: :
ABAIXA O SOM SENÃO EU QUEBRO O RÁDIO"

A apreciar um trabalho bem feito: :
SE VOCÊS QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!!"

A ter fé: :
É MELHOR VOCÊ REZAR PARA EU NÃO TE PEGAR FUMANDO"

A lógica: :
EU ESTOU DIZENDO! ACABOU! E PONTO FINAL!

O que é motivação: :
CONTINUA QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA CHORAR!"

A contradição: :
FECHA A BOCA E COME!"

A ter força de vontade: :
VOCÊ VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TUDO"

? OBRIGADO, MAMÃE!?


FUI MENINA NUM TEMPO EM QUE AS CRIANÇAS ERAM SERES-APRENDIZES. E SÓ! LÁ EM CASA A FRASE QUE EU MAIS OUVIA ERA: "CALA A BOCA, MENINA! ... CRIANÇA É COMO GALINHA: NÃO SABE DE NADINHA!" E A GENTE ASSIMILAVA AQUILO NUMA BOA, SEM QUESTIONAMENTOS, PORQUE SABIA QUE A DESOBEDIÊNCIA TERIA QUE SER PUNIDA PARA SER ENTENDIDA COMO DISCIPLINA E HOJE ATÉ AGRADEÇO AOS MEUS PAIS OS PUXÕES DE ORELHA, OS CASTIGOS E AS SURRAS QUE TOMEI, QUE ME DERAM A NOÇÃO DE RESPEITO AOS MAIS VELHOS E A DIMENSÃO DOS MEUS PASSOS EM RELAÇÃO AOS OUTROS; APRENDÍ QUE O MEU DIREITO TERMINA QUANDO COMEÇA O DO MEU SEMELHANTE E QUE NEM TUDO O QUE QUERO, POSSO, SE ISSO IMPLICAR EM TOMAR DE ALGUÉM O QUE É SEU.
PROCUREI DAR AO MEU FILHO A LIBERDADE DE QUESTIONAR E DE ESCOLHER QUE NUNCA TIVE, MAS HOJE VEJO QUE OS MEUS PAIS ESTAVAM CERTOS, POIS OS RESULTADOS AUFERIDOS POR ELES SUPERAM EM MUITO OS MEUS.

DIZEM QUE A GENTE APRENDE A SER MÃE SENDO FILHA E APRENDE A SER FILHA SENDO MÃE. QUEM DISSE ISSO, DISSE TUDO ... SE QUISER, PODE ATÉ PASSAR O RESTO DA VIDA SEM DIZER MAIS NADA!!!

quarta-feira, janeiro 25, 2006

O MENINO DO BONECO

DEVE HAVER ALGUMA EXPLICAÇÃO PARA O FATO DE QUE PESSOAS SE DIVIRTAM COM A DESGRAÇA ALHEIA, O CHAMADO "HUMOR NEGRO", MAS QUE ALGUMAS SITUAÇÕES VEXATÓRIAS PARA UNS SE TORNAM ENGRAÇADAS PARA OUTROS, NINGUÉM PODE NEGAR.


NUMA DAS REUNIÕES DA ASSOCIAÇÃO DOS FORROZEIROS SOBRE A QUAL ALUDÍ NO MEU POST ANTERIOR, FIQUEI SABENDO DE UM EPISÓDIO ENGRAÇADÍSSIMO, EMBORA OCASIONADO POR UMA OCORRÊNCIA QUE PODERIA TER TIDO UMA CONSEQUÊNCIA TRÁGICA, O QUE, FELIZMENTE, NÃO ACONTECEU:


NO CARNAVAL PASSADO, UM BONECO GIGANTE (CARACTERÍSTICO DOS CARNAVAIS DE PERNAMBUCO), REPRESENTATIVO DO "REI DO BAIÃO", LUIZ GONZAGA, FOI ADICIONADO AO NOSSO BLOCO "SANFONA DO POVO", PARA ABRILHANTAR O CORTEJO MOMESCO E ESSA FIGURA FEZ UM SUCESSO EXTRAORDINÁRIO JUNTO AO PÚBLICO; ESSE REFERENCIAL FOI DECISIVO PARA QUE SE TORNASSE PERSONAGEM IMPRESCINDÍVEL NOS NOSSOS FUTUROS DESFILES.
DURANTE A DISCUSSÃO PARA A ESCOLHA DO SEU CONDUTOR, FOI UNÂNIME A INDICAÇÃO DO MESMO RAPAZ QUE O HAVIA "VESTIDO" NA APRESENTAÇÃO PASSADA (UM ADOLESCENTE QUE É PARENTE DE UM MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO), UMA VEZ QUE O GAROTO TINHA APRESENTADO UMA PERFORMANCE MARAVILHOSA NA EVOLUÇÃO DO BONECO, FAZENDO PIRUETAS, PULANDO O FREVO COM UM VIGOR E UMA DESENVOLTURA NUNCA DANTES OBSERVADOS NUM DESFILE DESSE GÊNERO, POIS ESSES BONECOS SÃO MUITO PESADOS E ENORMES, O QUE DIFICULTA MUITO A LOCOMOÇÃO DE QUEM OS LEVA À CABEÇA.


PRESENTE À ASSEMBLÉIA, O MENINO FOI TAXATIVO: "EEEEEEEEUUUUU??? DEUS ME LIVRE! NUNCA MAIS! PROCUREM OUTRA PESSOA"! - SUGERIU, VEEMENTEMENTE, PARA A SURPRESA DE TODOS.


"MAS VOCÊ FOI BRILHANTE, CARA! NUNCA NINGUÉM VIU TANTA ALEGRIA E ANIMAÇÃO NUM CONDUTOR DE BONECOS E VOCÊ SE RECUSA A MOSTRAR O SEU TALENTO, PRA COLABORAR CONOSCO?" - PERGUNTÁVAMOS TODOS, PERPLEXOS. FOI ENTÃO QUE VEIO A EXPLICAÇÃO PRA TODA AQUELA EUFORIA E QUE PROVOCOU UMA GARGALHADA UNÍSSONA:


"É CLARO QUE EU TINHA MAIS ERA QUE PULAR MUITO, MESMO, POIS HAVIA ENTRADO UM MARIMBONDO NA PORRA DO BONECO E EU TAVA MORRENDO DE MEDO DELE ME MORDER, CARALHO! SÓ EU SEI O QUE PASSEI ALI DEBAIXO".

quarta-feira, janeiro 18, 2006

OIA EU AQUI DE NOVO!

OI, GENTE !!!

UFA! ENFIM CONSEGUÍ DO MEU FILHOTE UMA FOLGA PRA ESTAR AQUI COM VOCÊS NOVAMENTE ... É QUE O DANADO ESTÁ DE NAMORADA NOVA E AGORA "ALUGA" O PC O DIA INTEIRO (E A NOITE TAMBÉM)E EU, COMO TODA MÃE QUE SE PREZA, ME CONTENTO EM APENAS ESPERAR QUE ELE ME CONCEDA ALGUNS MINUTOS PRA USUFRUIR DESTE ESPAÇO.
NÃO É SEM RAZÃO QUE EU COSTUMO DIZER QUE MÃE, MULHER E MERDA, TUDO COMEÇA COM "M", QUANDO SE TRATA DE ABRIR MÃO DOS SEUS INTERESSES EM BENEFÍCIO DE OUTREM ... É, OU NÃO É?

NO MOMENTO ESTOU EMPENHADA NA ORGANIZAÇÃO DAS PRÉVIAS, DO BAILE E DA SAÍDA DO BLOCO "SANFONA DO POVO", QUE A ASSOCIAÇÃO DE CUJA DIRETORIA EU PARTICIPO, LEVA À AVENIDA, TODO ANO, DURANTE O CARNAVAL. É UMA ORGANIZAÇÃO QUE CONGREGA OS FORROZEIROS (ARTISTAS CANTORES, MÚSICOS, COMPOSITORES E SIMPATIZANTES DO VERDADEIRO E LEGÍTIMO "FORRÓ-PÉ-DE-SERRA")DE PERNAMBUCO. ONTEM HOUVE A ELEIÇÃO DA "RAINHA E DO "REI" E DEVO LHES INFORMAR QUE O MEU NOME EMPATOU COM O DE UMA DAS INTEGRANTES DA SOCIEDADE, MAS EU FUGÍ DA "RESPONSA" E ABRÍ MÃO EM FAVOR DA MENINA ... OH! COMO ÉS MAGNÂNIMA! - VOCÊS DEVEM ESTAR PENSANDO. MAS NÃO SE ILUDAM: A MOÇA É BEM MAIS JOVEM E BONITA E EU NÃO IRIA CORRER O RISCO DE PAGAR O "MICO" DA AUSÊNCIA DE "SIMANCOL" QUE, CERTAMENTE, MUITOS IRIAM COMENTAR ... HEHEHEHEHEHE! ADEMAIS, NO CARNAVAL EU SÓ QUERO MESMO É "ROSETAR". COMPROMISSOS, NESSA ÉPOCA DE "GANDAIA GERAL", NÃO SÃO A MINHA PRAIA, MESMO ... HEHEHEHEHEHEHE!!!

A REUNIÃO PARA A TAL ELEIÇÃO FOI MUITO ANIMADA E, PRA NÃO FUGIR À REGRA, VOU CONTAR UM "CAUSO" QUE ESCUTEI POR LÁ:

NUMA CIDADEZINHA DO SERTÃO, NA ZONA RURAL, VIVIA UM SUJEITO CUJO SONHO, PRA VARIAR, ERA SAIR DALI PRA MORAR NA "CAPITÁ". JÁ ADULTO, SE MANDOU PRO RIO DE JANEIRO E POR LÁ FICOU DURANTE ANOS, ATÉ QUE UM DIA VOLTOU PRA VISITAR A FAMÍLIA E JÁ CHEGOU "METIDO A BESTA", ESNOBANDO TODO MUNDO, FALANDO COM SOTAQUE CARIOCA, VESTINDO ROUPAS EXÓTICAS PARA AQUELA COMUNIDADE TÃO MODESTA E, CLARO, DESMUNHECANDO HOR-RO-RES!
A TODOS QUE ENCONTRAVA OU VISITAVA, VINHA COM A MESMA LADAINHA:
- AI, "GENTCHE"! COMO É QUE VOCÊS CONSEGUEM VIVER AQUI, NESSE LUGARZINHO MIXURUCA? DEUS ME LIVRE! VOCÊS NÃO SABEM O QUE É UM METRÔ, UMA BALADA, "CURTCHIR" UMA NIGHT, USAR ROUPAS DA MODA, COMER NO MAC DONALD'S ... TSC, TSC, TSC... BEM FIZ EU, QUE FUI EMBORA DESSA ALDEIA!

O SUJEITO JÁ TINHA SE TORNADO UM CHATO INCURÁVEL E PASSOU A SER O ASSUNTO DE TODAS AS CONVERSAS DOS HABITANTES DO LUGAR, QUANDO RESOLVEU IR NA ROÇA, REVER O SEU AVÔ, UM VELHINHO CUJO OFÍCIO ERA CAPINAR, ARAR E SEMEAR O SEU PEQUENO LOTE DE TERRA, ESPERANDO UMA BOA LAVOURA (QUEM SABE, UM BOM INVERNO VIRIA, ENFIM?).

AO CHEGAR JUNTO AO AVÔ, A "BONECA" FOI LOGO PONDO A MÃO NA BOCA, HORRORIZADA:

- VÔ, EU NÃO "ACREDJITO" QUE O SENHOR AINDA "CONTCHINUA" NESSA MESMICE!!! TODO ESSE TEMPO PASSOU E AS PESSOAS DAQUI NÃO PROGRIDEM ... SERÁ POSSÍVEL, MEU "DEUSH"! ATÉ QUANDO O SENHOR VAI VIVER ASSIM, PUXANDO COBRA "PRO'SH" "PÉSH", VÔ?
E O VELHINHO, ENTEDIADO COM AQUELE "OVNI" À SUA FRENTE, SEM TIRAR OS OLHOS DA ENXADA, CAPINANDO, RESPONDEU:
- É MELHOR PUXAR COBRA PROS PÉS DO QUE PRO CU !!!

segunda-feira, janeiro 09, 2006

E VIVA O BOM HUMOR!!!

Enquanto esperava o sinal abrir, no centro da cidade, visualizei um carro, paralelo ao meu, cujo condutor esbravejava contra cinco mulheres que conversavam no passeio que divide os dois lados da avenida. Tratavam-se de moças-garis (que aqui chamamos de "margaridas", acredito que por causa da cor "amarelo-cheguei" dos seus uniformes). Escoradas nos seus instrumentos de trabalho - vassouras, pás, ancinhos, etc ... - elas batiam um papo descontraído, numa pausa não justificada àquela hora, talvez aproveitando-se da ausência de um supervisor que lhes chamasse à sua dura realidade.

Aguçando os ouvidos, percebí que o sujeito dirigia mil impropérios àquelas trabalhadoras - sua recente contratação pela prefeitura era, à época, uma novidade, porque até então esse serviço tinha sido exclusivamente efetuado por homens -, dizendo coisas como: "É NISSO QUE DÁ, ENTREGAR A LIMPEZA PÚBLICA ÀS MULHERES! ESSE BANDO DE FOFOQUEIRA FICA AÍ, FALANDO DA VIDA ALHEIA, ENQUANTO A CIDADE PERMANECE SUJA! VÃO TRABALHAR, BANDO DE VAGABUNDAS! VOCÊS ESTÃO GANHANDO O MEU DINHEIRO PRA FOFOCAR, É?
Pronto. Estava armada a confusão ... As mulheres começaram a responder à altura, com palavreado censurável e brandindo suas ferramentas em direção ao seu desafeto: "VAI TOMAR NO C.., SEU FDP! VENHA AQUI, FALAR ISSO PERTINHO DA GENTE, QUE VOCÊ VAI VER SÓ!
E o sujeito não deixava por menos: "É ISSO MESMO, SUAS FOLGADAS! PENSAM QUE EU TENHO MEDO DE VOCÊS? EU VOU AÍ, SIM!
- ENTÃO VENHA! - Diziam elas
- OLHA QUE EU VOU, HEIN?
- VEM NADA! TU É UM FROUXO! SÓ TÁ FALANDO ISSO PORQUE TA AÍ, NO CARRO!
- POIS EU VOU, QUEREM VER? - Disse ele, abrindo a porta do carro...

O desafiante era um homem de meia-idade, grisalho e eu já começava a temer pela sua integridade física, observando a latente ira das "margaridas", todas elas armadas, enquanto pensava cá com meus botões ... "Esse cara vai "sifu" gratuitamente, pois poderia muito bem ter passado ao largo, perdendo uma grande oportunidade de ter se calado ... Como é que existem pessoas tão agressivas, meu Deus?"
Nesse ínterim, o cara já estava saindo do carro em direção a elas, quando parou, de repente, e fez uma pergunta inesperada:
- PERAÍ ... QUANTAS VOCÊS SÃO?
A mais robusta delas, que segurava uma ameaçadora pá, respondeu:
- SOMOS CINCO! VAI ENCARAR?
Daí aconteceu o que ninguém esperava (a essa altura já eram muitos os expectadores, inclusive o guarda de trânsito que, como todos os demais, assistia, incrédulo, ao desenrolar da contenda - a ponto de nem perceber que o sinal já abrira): O homem pôs a mão na cintura, deu uma "bichada" e, com um característico meneio de cabeça, soltou essa:
- DEUS ME LIVRE! UMA MULHER É PRA OUTRA, CINCO É DEMAIS!!!
Ato contínuo, entrou no carro, deu partida e se mandou, morrendo de rir, como todos nós, que assistíamos àquela cena - inclusive o guarda!

Esse sujeito passou a figurar entre os meus tipos inesquecíveis.

terça-feira, janeiro 03, 2006

MAJOR SINVAL

Foi uma figura memorável da Antiga Caruaru. Político, trocadilhista, glosador, poeta e farmacêutico, notabilizou-se através da sua performance à frente da PHARMÁCIA FRANCEZA, botica herdada dos seus pais adotivos, em cujo balcão aprendeu o ofício de preparar remédios fitoterápicos, os quais prescrevia para a cura de doenças da matutada carente de assistência médica, um legítimo DOUTOR RAIZ.

Mas foi na arte de traduzir os bilhetes através dos quais a caipirada descrevia os sintomas dos seus males que o "SÊO MAJOR" se tornou famoso. Não era tarefa das mais fáceis, acreditem! Esses bilhetes constituíam um verdadeiro libelo contra as autoridades competentes(?)e demonstravam todo esforço despendido por aqueles que ousavam sair da ignorância do analfabetismo. Pungentes e lastimáveis, é verdade, porém tragicômicos. Eis aqui um exemplo de um deles, que lhe foi enviado por uma mulher de "vida fácil"(?):
" SEHO SIVÁ 1 REMDO PA 1 DAMA Q FAZ SINCO SUMANA INRASCOU SEM VER OS TEMPOS DELA E PERCIZA VIR POZ NÃO ER FAMILHA E VEVE DISO NÃO PODE TER BARIGA MANDE" (sic).
TRADUÇÃO:
SÊO SINVAL: MANDE UM REMÉDIO PARA UMA DAMA QUE HÁ TRÊS SEMANAS NÃO MENSTRUA E PRECISA MENSTRUAR, PORQUE NÃO É DE FAMÍLIA E NÃO PODE ENGRAVIDAR, POIS VIVE DISSO.

Tem também um episódio engraçadíssimo, presenciado pelo seu biógrafo, NELSON BARBALHO, intelectual caruaruense que, pretendendo colher informações para o seu livro "MAJOR SINVAL", editado em 1968, recheado de "causos", postou-se na Farmácia a fim de registrar in loco alguns deles. Boquiaberto, escutou o seguinte diálogo entre o boticário e um cliente que o abordou com a seguinte pergunta:
- SÊO SINVÁ, O SENHOR TEM AÍ UM REMÉDIO CHAMADO "SARTA PRA RIBA DO BICHO"?
- TENHO. QUANTOS VOCÊ QUER?
- ME DÊ DOIS.
Sinval vai até a prateleira, pega dois vidrinhos e os entrega ao matuto, que vai embora, satisfeito.
A essa altura, Nelson, absolutamente pasmo, faz a pergunta que não quer calar:
- MAJOR, QUE DIABO DE REMÉDIO É ESSE?
E o farmacêutico, sorrindo entredentes, responde:
- O REMÉDIO É SALSA PARRILHA, DO BRISTOL, QUE É O LABORATÓRIO RESPONSÁVEL PELA SUA FABRICAÇÃO, NELSON!

Outro episódio narrado no mesmo livro, conta o "causo" do bilhete recebido por um comerciante de estivas da redondeza, que não conseguia decifrar o pedido do seu cliente, tal a truncagem da redação. Esse, nem o Major conseguiu traduzir:

2 barica de bacaio
2 fardos de ciara
1 saco daroi
6 cegos

Os três primeiros ítens foram prontamente entendidos: 2 barricas de bacalhau; 2 fardos de ceará (carne seca); 1 saco de arroz ... mas os 6 cegos, não houve quem soubesse o que poderiam ser! O Major até arriscou, sarcástico do jeito que era, a sugerir que o missivista poderia querer promover uma convenção entre deficientes visuais, mas ponderou que esse material não seria solicitado num armazém de estivas, é óbvio! Quando já se dava por vencido, lembrou de um conterrâneo do remetente(morador de um lugarejo da periferia de Caruaru) que trabalhava ali perto e que talvez conseguisse desvendar aquele mistério. Mandou chamar o sujeito e lhe mostrou o pedido. Este não se fez de rogado: Assim que botou os olhos no último item, objeto da dúvida, matou a charada:

- Ôxe, Major, o sinhô num sabe lê, não? O que o homem quer é 6 queijos!
- Queijos??? - exclama, espantado o Major - Onde diabos você tá lendo "queijos" aqui, rapaz?
- Ô, Major, ói aqui: CÊ-Ê-CEQUÊ-GÊ-Ó-CÊ-JÓS, QUÊ-JOS, QUEIJOS!



FOI ASSIM. O CAUSO EU CONTO, COMO O CAUSO FOI!

domingo, janeiro 01, 2006

FELIZ ANO NOVO!!!

Para não fugir à regra, começo este poster desejando a todos um FELIZ ANO NOVO realmente novo: Novas conquistas, novas idéias, novas aspirações, novos projetos (praticáveis), novas emoções ... enfim, vamos tentar nos reciclar, afinal, "NOSSA CABEÇA É REDONDA PARA PERMITIR AO PENSAMENTO MUDAR DE DIREÇÃO" - disse alguém (só não me perguntem quem). A Felicidade, a Paz, a Harmonia e tantos outros estados de graça eu já lhes desejo todos os dias; não será somente no primeiro do ano que o farei. Portanto, aqui vão alguns conselhos úteis que extraí de uma agenda antiga, mas que continuam sendo bem estimulantes:



"SE AS PESSOAS PERCEBESSEM QUE A ÚNICA REALIDADE DEFINITIVA É A MUDANÇA, ELAS SERIAM MAIS FELIZES" - Buda

"EVITE ACIDENTES! FAÇA TUDO DE PROPÓSITO" - Carlito Maia

"A CONSCIÊNCIA NÃO NOS IMPEDE DE COMETER PECADOS, MAS, INFELIZMENTE, DE DESFRUTAR DELES" - Salvador de Madariaga

"TUDO É OUSADO PARA QUEM A NADA SE ATREVE! - Fernando Pessoa

"SE A FELICIDADE CONSISTISSE EM CONFORTO FÍSICO E FALTA DE PREOCUPAÇÃO, ENTÃO O INDIVÍDUO MIAS FELIZ NÃO SERIA UM HOMEM NEM UMA MULHER, MAS UMA VACA AMERICANA" - Wilham Phelps

"O PRAZER É MAIS PROFUNDO QUE O SOFRIMENTO" - Nietzsche

"SEJAMOS REALISTAS: EXIJAMOS O IMPOSSÍVEL! - Autor desconhecido

"SABER E NÃO FAZER AINDA NÃO É SABER - Provérbio Zen

"NUNCA PENSO NO FUTURO. ELE CHEGA DEPRESSA DEMAIS - Enstein

"NÃO SACRIFICAR NUNCA, INUTILMENTE, O PRAZER DESEJADO E POSSÍVEL" - Gilberto Amado

"PERDEMOS O INSTANTE SE OLHAMOS PARA TRÁS OU SÓ PENSAMOS ADIANTE" - Jonas Neto

"EU SÓ ACREDITARIA NUM DEUS QUE SOUBESSE DANÇAR" - Nietzsche

"O AMOR A NÓS MESMOS PROVÉM DO FATO DE VIVERMOS DE ACORDO COM A NOSSA VERDADE INTERIOR, SEJA ELA QUAL FOR; VEM DO NÃO NOS TRAIRMOS" - Bárbara Ann Brennan

"AMOR É QUANDO A GENTE MORA UM NO OUTRO" - Mário Quintana

"PENSE DUAS VEZES ANTES DE NÃO DIZER NADA" - Lawrence F. Peter

"O OFÍCIO DO VIVER SE APRENDE NO FAZER" - Touché

"A RAZÃO IMPÕE SOLUÇÕES CONHECIDAS; O IMPULSO LIVRE REVELA OPÇÕES INÉDITAS" - Jonas Neto

"QUANDO DÊS OPINIÃO, NUNCA DEIXEIS DE ESCREVER A DATA" - Mário Quintana

"RESISTA A TUDO, MENOS À TENTAÇÃO" - Oscar Wilde

"O ACASO NOS DÁ PARENTES, MAS A ESCOLHA NOS DÁ AMIGOS" - Dellile



Um brinde especial a todos vocês, que me prestigiaram e incentivaram durante o ano que passou: Márcia (Brincando com Clarinha); Umzé; Fernando(Mitoculto), Anarcoplayba; Makoto(Aleatorizando) Carlos(Deixaeuquieto); Esperanza(Soueumeu); Elisa(Trasso Livre); Gandalf the Wizard; Malandricus; Goethe; Élcio Domingues e tantos outros queridos amigos com que o blog me presenteou através da minha fada-madrinha, Guida (Lillith), a quem devo essa valiosa conquista. A ela, toda a minha carinhosa gratidão. Comemoramos juntas a passagem das festas natalinas, trocando brindes, abraços, gargalhadas e muito passos de dança (inclusive o frevo!). FOI BOM DEMAIS TÊ-LA DE VOLTA, Lilith!!!