domingo, janeiro 29, 2006

OBRIGADO, MAMÃE!

?SABEDORIA DE MÃE ?


Minha mãe me ensinou a valorizar um sorriso:
RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!!!"

A escutar: :
ABAIXA O SOM SENÃO EU QUEBRO O RÁDIO"

A apreciar um trabalho bem feito: :
SE VOCÊS QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!!"

A ter fé: :
É MELHOR VOCÊ REZAR PARA EU NÃO TE PEGAR FUMANDO"

A lógica: :
EU ESTOU DIZENDO! ACABOU! E PONTO FINAL!

O que é motivação: :
CONTINUA QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA CHORAR!"

A contradição: :
FECHA A BOCA E COME!"

A ter força de vontade: :
VOCÊ VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TUDO"

? OBRIGADO, MAMÃE!?


FUI MENINA NUM TEMPO EM QUE AS CRIANÇAS ERAM SERES-APRENDIZES. E SÓ! LÁ EM CASA A FRASE QUE EU MAIS OUVIA ERA: "CALA A BOCA, MENINA! ... CRIANÇA É COMO GALINHA: NÃO SABE DE NADINHA!" E A GENTE ASSIMILAVA AQUILO NUMA BOA, SEM QUESTIONAMENTOS, PORQUE SABIA QUE A DESOBEDIÊNCIA TERIA QUE SER PUNIDA PARA SER ENTENDIDA COMO DISCIPLINA E HOJE ATÉ AGRADEÇO AOS MEUS PAIS OS PUXÕES DE ORELHA, OS CASTIGOS E AS SURRAS QUE TOMEI, QUE ME DERAM A NOÇÃO DE RESPEITO AOS MAIS VELHOS E A DIMENSÃO DOS MEUS PASSOS EM RELAÇÃO AOS OUTROS; APRENDÍ QUE O MEU DIREITO TERMINA QUANDO COMEÇA O DO MEU SEMELHANTE E QUE NEM TUDO O QUE QUERO, POSSO, SE ISSO IMPLICAR EM TOMAR DE ALGUÉM O QUE É SEU.
PROCUREI DAR AO MEU FILHO A LIBERDADE DE QUESTIONAR E DE ESCOLHER QUE NUNCA TIVE, MAS HOJE VEJO QUE OS MEUS PAIS ESTAVAM CERTOS, POIS OS RESULTADOS AUFERIDOS POR ELES SUPERAM EM MUITO OS MEUS.

DIZEM QUE A GENTE APRENDE A SER MÃE SENDO FILHA E APRENDE A SER FILHA SENDO MÃE. QUEM DISSE ISSO, DISSE TUDO ... SE QUISER, PODE ATÉ PASSAR O RESTO DA VIDA SEM DIZER MAIS NADA!!!