terça-feira, junho 06, 2006

TELEVISÃO-VERDADE



EU ADORO VER PROGRAMAS DE TV DITOS "TRASH" ... É, SABE AQUELES, TIPO TV-VERDADE, QUE MOSTRAM OS "BARRACOS" COTIDIANOS DA PERIFERIA? POIS EU CONFESSO QUE ELES ME DIVERTEM MUITO MAIS QUE QUALQUER QUADRO DE HUMOR, PRINCIPALMENTE ESSES ATUAIS, NADA ESTIMULANTES E REPETITIVOS, OU SEJA, "SACAIS" (NO MAL SENTIDO).

NA DÉCADA DE 70 HAVIA UM DESSES PROGRAMAS NUMA TV LOCAL, AQUI EM RECIFE, QUE EU NÃO PERDIA POR NADA! CHEGAVA ATÉ A IR ALMOÇAR EM CASA, DIARIAMENTE (PASSAVA ÀS 12:30 H.), PRA NÃO PERDER UM SÓ. CURIOSO É QUE SE TRATAVA DE UMA RESENHA POLICIAL, MAS O APRESENTADOR ERA TÃO ESCRACHADO, QUE ACABAVA SE TORNANDO UM SHOW CÔMICO.
ELE ESCULACHAVA OS MARGINAIS, DESCIA A LENHA NOS INFRATORES, SE ENVOLVIA NOS PROBLEMAS DAS VÍTIMAS E TUDO ISSO NUM LINGUAJAR BEM COLOQUIAL (PRA NÃO DIZER RASTEIRO).

DENTRE OUTRAS, UMA REPORTAGEM EM QUE ELE ENTREVISTAVA UMA MULHER, VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, FICOU NA MINHA MEMÓRIA:

A TAL MULHER APARECEU TODA ARREBENTADA. UM BRAÇO NA TIPÓIA, UM OLHO ROXO, ESCORIAÇÕES POR TODO O CORPO, CHORANDO DE DOR, VERGONHA E DESGOSTO. O APRESENTADOR, COM UMA CARA MAIS DE ZANGA DO QUE DE PIEDADE, EXPLICOU AOS TELESPECTADORES QUE AQUILO TUDO TINHA SIDO CAUSADO PELO MARIDO DA VÍTIMA E COMEÇOU A ENTREVISTÁ-LA:

- MINHA QUERIDA, COMO FOI ACONTECER UMA COISA DESSAS?
- É SEMPRE ASSIM, QUANDO O MEU MARIDO BEBE, SIM, SINHÔ! - DIZIA ELA.
- HÁ QUANTO TEMPO A SENHORA É CASADA COM ESSE CABRA SAFADO?
- HÁ DEZ ANOS
- Ô, MINHA SENHORA! A SENHORA NÃO TEM VERGONHA DISSO NÃO? COMO É QUE A SENHORA TOLERA TANTA VIOLÊNCIA, HÁ DEZ ANOS, SOMENTE APANHANDO DESSE MARGINAL, DESSE FILHO DE UMA ÉGUA, SEM SE DEFENDER?
- NÃO SINHÔ, SEU FULANO, EU NUM VÔ MINTIR PRO SINHÔ, NÃO! ELE METE O CACETE EM MIM, MAS EU TAMBÉM DANO O PAU NELE. LÁ EM CASA O CACETE É "DROBADO", QUE NEM TAPIOCA!!!

DEPOIS DE TÃO PERFEITA ANALOGIA, O QUE MAIS SE PODE FAZER QUANDO O AMOR SOBREVIVE "ENTRE TAPAS E BEIJOS"?