quarta-feira, junho 21, 2006

REMINISCÊNCIAS

NESTA ÉPOCA DO ANO ME BATE UMA NOSTALGIA DANADA!
FICO LEMBRANDO DO MEU TEMPO DE CRIANÇA, QUANDO A GENTE SE PREPARAVA PARA AS FESTAS JUNINAS ... ERA UM TAL DE JUNTAR LENHA PRA A FOGUEIRA DE SÃO JOÃO, UMA ANSIEDADE PARA QUE CHEGASSE A HORA DE ACENDÊ-LA, PARA CUJO RITUAL DEVERÍAMOS TODOS ESTAR DE ROUPA NOVA, TRAQUES DE MASSA, ESTRELINHAS E ROJÕES À MÃO, ENQUANTO A CIDADE SE VESTIA DE BALÕES E BANDEIROLAS. AS RUAS TODAS ENFEITADAS PARA A COMPETIÇÃO QUE A PREFEITURA PROMOVIA PARA A ELEIÇÃO DA RUA MAIS ANIMADA. O MUTIRÃO QUE TODA A VIZINHANÇA FAZIA PARA ERGUER CRIATIVAS PALHOÇAS REVESTIDAS DE EUCALIPTO, OS BACAMARTEIROS FAZENDO SUAS COREOGRAFIAS E ESPOUCANDO SUAS ESPINGARDAS NUM TIROTEIO ENSURDECEDOR, OS VIZINHOS SOLTANDO "RONQUEIRA" - ESPÉCIE DE ESPINGARDA EM CUJO CANO ERA INTRODUZIDA A PÓLVORA, QUE EXPLODIA AO SER ARREMETIDA CONTRA UMA ENORME PEDRA. ESTA A DIVERSÃO PREFERIDA DOS HOMENS E, TAMBÉM, A MAIS TEMIDA PELAS MULHERES.

TINHA, TAMBÉM, A BANDA DE PÍFANOS DE CARUARU, "OS BEATLES DO AGRESTE", COMO OS BATIZOU O CANTOR E COMPOSITOR GERALDINHO AZEVEDO, AO SOM DOS QUAIS EU BATÍ O MEU RECORDE DE DANÇA: 12 HORAS SEM PARAR, ATÉ AS PERNAS BAMBEAREM E EXIGIREM UMA PAUSA. TODAS AS RÁDIOS TOCANDO A AUTÊNTICA MÚSICA NORDESTINA, CAPITANEADA PELO SAUDOSO E ETERNO LUIZ GONZAGA, O NOSSO "REI DO BAIÃO" - O PERNAMBUCANO DO SÉCULO! ATRÁS DELE, TANTOS CANTORES E COMPOSITORES NORDESTINOS NÃO MENOS TALENTOSOS: JACKSON DO PANDEIRO, AZULÃO, JACINTO SILVA, ONILDO ALMEIDA (COMPOSITOR DA MÚSICA "A FEIRA DE CARUARU"), CORONÉ LUDUGERO - ESTE MEU ILUSTRE PRIMO, DE QUEM MUITO ME ORGULHO - QUE RETRATAVA O HUMOR INOCENTE E SIMPLÓRIO DO MATUTO NA SUA MAIS ARRAIGADA EXPRESSÃO! MARINEZ E SUA GENTE, BENÉ NUNES ... E HAJA SANFONA, TRIÂNGULO E ZABUMBA, ATÉ O SOL RAIAR. AI! AI! ... Ô SODADE!!!

ANOS DEPOIS, SURGIAM NOVOS NOMES: PETRÚCIO AMORIM, ACIOLY NETO, MACIEL MELO, FLÁVIO JOSÉ, JORGE DE ALTINHO - QUE BATIZOU CARUARU DE "A CAPITAL DO FORRÓ" IMORTALIZANDO SUA INSPIRAÇÃO COM ESTA MÚSICA, HOJE CARRO-CHEFE DA ABERTURA DO "MAIOR E MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO" E QUE TÃO BEM RETRATA O MAIOR EVENTO CULTURAL DA MINHA TERRA:


"A CAPITAL DO FORRÓ"

QUEM NUNCA FOI JÁ OUVIU FALAR
SE VOCÊ FOR, VAI GOSTAR
QUEM JÁ FOI, VOLTA SEMPRE LÁ
PRA DANÇAR FORRÓ NO ARRAIÁ

TRINTA DIAS ANTES DO SÃO JOÃO
AS RUAS JÁ ESTÃO ENFEITADAS
JÁ TEM MILHO VERDE NA FEIRA
A TERRA DE BREJO É MOLHADA

OS VELHOS CARREGAM O BACAMARTE
OS MENINOS CONSERTAM A RONQUEIRA
A MOÇA FAZ UM VESTIDO NOVO
A VELHA ACENDE A FOGUEIRA

AS RÁDIOS DE LÁ
SAEM PELAS RUAS
NÃO DEIXAM O BAIÃO UM MINUTO SÓ
É POR ISSO QUE CARUARU É A CAPITAL DO FORRÓ

É A CAPITAL DO FORRÓ
É A CAPITAL DO FORRÓ
É POR ISSO QUE CARUARU
É A CAPITAL DO FORRÓ!

BONITO PRA VOCÊ VER
É A NOITE DE SÃO JOÃO
QUEM VEM PRA CARUARU
DE LONGE VÊ O CLARÃO

O CÉU FICA COLORIDO
DE TANTOS FOGUETES E BALÕES
SE VOCÊ QUISER DANÇAR FORRÓ
LÁ TEM PRA MAIS DE VINTE PALHOÇÕES

A FESTA TERMINA DE MANHÃ
BIGODE DÁ NÓ EM GOGÓ
É POR ISSO QUE CARUARU
É A CAPITAL DO FORRÓ!

É A CAPITAL DO FORRÓ
É A CAPITAL DO FORRÓ
É POR ISSO QUE CARUARU
É A CAPITAL DO FORRÓ!


EITA! NEM FALEI A METADE DO QUE DEVERIA, PORQUE AINDA TEM UM MONTÃO DE LEMBRANÇAS INDELÉVEIS, COMO: AS ADIVINHAÇÕES EM VOLTA À FOGUEIRA, A CANJICADA, A PAMONHADA, A UMBUZADA, O MUNGUZÁ, O PÉ-DE-MOLEQUE, O BOLO DE MACAXEIRA (QUE, NO SUL/SUDESTE, CHAMAM DE AIPIM OU MANDIOCA), O CÔCO-DE-RODA NO TERREIRO DE SÊO PEDRO (SÓ PARA AS CRIANÇAS) NO DIA DO SANTO HOMÔNIMO; AS BRINCADEIRAS DE RODA, OS LINDOS BALÕES QUE COLORIAM E ILUMINAVAM O CÉU; O CHEIRO DA FUMAÇA DAS FOGUEIRAS, EM VOLTA DAS QUAIS AS PESSOAS IDOSAS SE ANINHAVAM, "JOGANDO CONVERSA FORA", NA TENTATIVA DE DEBELAR O FRIO INVERNAL - COISA RARA POR ESSAS BANDAS!

QUANDO O MEU PAI ANUNCIAVA O TOQUE DE RECOLHER, NÓS ÍAMOS PRA CAMA, ENQUANTO OS JOVENS CONTINUAVAM NO ARRASTA-PÉ, NAQUELE BATE-COXA QUE SÓ O SOM DO PÉ-DE-SERRA INSPIRA, SOB AS VISTAS DE MÃES/VIZINHAS/COMADRES E AFINS, ATENTAS E VIGILANTES PALADINAS DA MORAL E DA DECÊNCIA, PREOCUPADAS EM "TOMAR DE CONTA", "PRA A MOÇA NÃO SE PERDER", TAREFA ESTA A ELAS IMPUTADA PELOS PAIS DAS DONZELAS QUE, A ESTA ALTURA, TAMBÉM SE RECOLHIAM, DEPENDENDO DA QUANTIDADE DE "MEIOTAS" DE CACHAÇA ATÉ ENTÃO INGERIDAS.

E A GENTE "GARRAVA" NO SONO, AO SOM DE ... "OLHA PRO CÉU, MEU AMOR - VÊ COMO ELE ESTÁ LINDO. OLHA PR'AQUELE BALÃO MULTICOR QUE LÁ NO CÉU VAI SUBINDO (...)"

VELHOS TEMPOS ... BELOS DIAS!