terça-feira, julho 28, 2009

GRACE OLSSON - UMA GUERREIRA, UMA ARTISTA, UMA CIDADÃ DO MUNDO, UMA AMIGA!








Essa aí é a Grace Olsson, pra quem ainda não teve o privilégio de conhecê-la. Uma mulher admirável pela paixão que dedica a tudo o que abraça, com uma disposição e uma garra somente compatíveis com alguém que nasceu pra vencer desafios. Nordestina de Alagoas, com o olhar voltado para o mundo e a vontade firme de fazer a diferença, sensibilizou-se com o sofrimento das crianças africanas cujas condições estudou pelo período de dois anos, para tanto deslocando-se até aquele continente, onde visitou 47 países e 07 campos de refugiados (Namíbia, Ruanda, Angola, Moçambique, Zimbábwe, Swazilandia e Lesotho). Lá, teve a certeza de que estaria definitivamente ligada àquelas crianças, chegando, inclusive, a assumir responsabilidades diretas por pelo menos 08 delas, de origem ruandesa e refugiadas em Moçambique, embora sua vontade seja apadrinhar a todas, sem distinção.


A defesa de melhores condições humanas para aquelas crianças abandonadas pelo resto do mundo, que parece ignorá-las, indiferente à sua miséria que expõe o lado mais negro da crueldade humana - a insensibilidade - tem sido a luta constante dessa mulher admirável sob muitos aspectos. A sua saga incansável em defesa daquele sofrido povo não esmoreceu nem mesmo quando teve a sua saúde abalada por um AVC, há poucos anos. Muito pelo contrário. O incidente somente contribuiu para o acirramento da sua disposição, transformando a sua missão numa espécie de bálsamo pros seus males.


A trajetória dessa renhida luta contra um sistema desumano e cruel está, agora, registrada num livro que ela acaba de lançar pela Editora Novitas intitulado "CRIANÇAS REFUGIADAS EM MOÇAMBIQUE: UM DRAMA NA ÁFRICA", uma denúncia que precisa ser levada aos quatro cantos do mundo, incessantemente, até que nenhum inocente continue pagando preço tão alto por crimes que nunca cometeu.



Formada em Ciências Jurídicas pelo CESMAC, mas com vistas ao Mestrado em Ações Comunitárias, hoje Grace mora com a sua família (marido e filhos) em Västeras, na Suécia, onde trabalha como fotógrafa - outra das suas paixões, que ela exerce com maestria impecável.

Obrigada, Grace, por me ajudar a perceber que heróis de verdade não precisam vestir capa e usar máscaras para representar tão dignamente o aspecto mais louvável da raça humana, que é a solidariedade e o amor ao próximo. Gente como você faz valer a pena sonhar com o impossível.

Por fim, obrigada pelo meu novo Lay-Out, que ficou uma verdadeira obra de arte