quarta-feira, abril 08, 2009

PAIXÃO DE CRISTO NA NOVA JERUSALÉM/PE


Esta é a imagem da fachada da cidade de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, distrito de Fazenda Nova, em Pernambuco, que, integrada à paisagem nordestina, muito comparável à Judéia, é uma réplica perfeita da cidade destruída pelos romanos há dois mil anos. Neste que é considerado O MAIOR TEATRO AO AR LIVRE DO MUNDO acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, anualmente, na Semana Santa, um dos maiores eventos do estado, que recebe turistas de todos os confins, brasileiros ou não.
É um espetáculo digno de ser visto, onde a platéia participa das cenas que vão evoluindo em várias áreas da cidade, deslocando-se para os cenários conforme os quadros vão sendo apresentados. Até alguns anos atrás os atores eram nativos e a produção era de responsabilidade do Teatro de Amadores de Pernambuco, mas agora, com a participação de atores "globais", tornou-se um superespetáculo cinematográfico.
Vale a pena assistí-lo, eu recomendo, mas além do realismo de participar do julgamento de Pilatos, do Bacanal de Herodes, da Santa Ceia, da Crucificação, da Resurreição e da condenação de Judas, tem, ainda, a observação do comportamento do público. Esse, sim, é um verdadeiro show! Tem os beatos, que choram e se descabelam tentando evitar a condenação do Filho de Deus, como se fosse possível mudar o curso da história; Tem os bem-humorados, que de tudo fazem uma gozação; Tem os pais correndo atrás dos filhos pra não se perderem na multidão que se engalfinha à procura de um local melhor pra acompanhar a cena; Tem menino sussurrando "Mãe, tô me mijando", justo na hora mais imprópria, quando a platéia silencia pra ver a ressurreição, que é uma cena tocante e belíssima ... Enfim, é um divertimento imperdível.
No tempo em que ainda não era "coisa pra inglês ver", eu ia muitas vezes assistir ao espetáculo, pois Fazenda Nova fica a meia hora de Caruaru e o passeio era uma delícia pros jovens da minha época, já que sempre havia um forrozinho pra gente dançar ali pelas cercanias da cidade-teatro.
Numa dessas vezes quase morrí de rir, num descarado acinte ao sofrimento dAquele que veio ao mundo para nos salvar, mas juro que não foi por me regozijar com o Seu flagelo. Isso nunca! É que aconteceram tantas coisas engraçadas, que não dava pra ignorar.
A primeira delas foi uma senhora idosa, que caminhava junto a mim. A mulher tinha mais medalha de irmandades religiosas no peito do que qualquer herói de guerra cheio de comendas, numa clara evidência de devoção. Ocorre que o teatro fica todo no escuro e somente no ambiente onde vai ser apresentada a cena os holofotes são acesos. Quando essa mulher viu a figura de Jesus alí, pertinho, começou a gritar e a chorar, chamando-o, querendo tocar nas suas vestes, como se fosse O Próprio que alí estivesse ..."Ô mô Jesus! Ô, mô Deus!...En...hen!!! Óia Ele alí, mulé! ... É Ele! É Ele!... Choramingava ela. Foi difícil convencê-la de que aquele que ela estava vendo não era o Jesus em carne e osso, mas um ator fazendo-se passar por ele.
O pior é que não ficou só nessa senhora, não: O que tinha de gente doente, querendo um milagre, não tava escrito! Era mulher com criança paraplégica, cegos com seus guias, aleijados de todos os tipos correndo atrás do ator, pra pedir uma graça ... Foi muito hilário, gente!
Outra cena que não vou esquecer, foi a da Santa Ceia. Quando Jesus adverte os apóstolos sobre a traição que sofrerá, dizendo: "AINDA ESTA NOITE UM DE VÓS ME TRAIRÁ!" e Pedro pergunta: "QUEM, SENHOR, QUEM DE NÓS O TRAIRÁ?"... Saltou um gaiato do meio da platéia e gritou, apontando: "É O DE ROXO, ESSE FELADAPUTA AÍ, Ó!".
Mais tarde, na encenação do suicídio de Judas, quando ele se pendura na corda, ouviu-se um monte de impropérios: "TOMA, FÍ DE RAPARIGA! VAI TOMAR NO CU! TU AGORA VAI PAGAR NO INFERNO, FÍ DUMA ÉGUA! BEM FEITO! SE FUDEU!!!"
Claro que eu, mesmo ainda convalescendo dos meus achaques, não poderia deixar passar essa oportunidade de trazer pra vocês esse relato, agora que se aproxima a SEMANA SANTA ... Com o perdão do Senhor, é lógico!
FELIZ PÁSCOA!!!