terça-feira, maio 09, 2006

A PALADINA DA MORAL E DA DECÊNCIA



UM TELEFONEMA DA MINHA MÃE, HOJE, ANUNCIANDO A SUA CHEGADA EM RECIFE A FIM DE PARTICIPAR DAS COMEMORAÇÕES FAMILIARES PELA PASSAGEM DO "DIA DAS MÃES", NO PRÓXIMO DOMINGO, ME FEZ LEMBRAR ALGUNS ASPECTOS DA SUA PERSONALIDADE E O MAIS CONTUNDENTE DELES É O DE PERSEGUIDORA INVETERADA E CONTUMAZ DE MULHERES "MAL-COMPORTADAS", POR ASSIM DIZER.

MULHER DO INTERIOR, DE VALORES MORAIS BEM ARRAIGADOS E SEM A MENOR BOA-VONTADE EM SE RECICLAR NEM COMPREENDER OS AVANÇOS E CONQUISTAS FEMININAS AO LONGO DOS TEMPOS (ELA NASCEU EM 1914, GENTE!) MINHA MÃE NÃO TRANSIGE, PRINCIPALMENTE QUANDO O ASSUNTO É "TRAIÇÃO".

CERTA NOITE, VINHA EU OUVINDO UM CD DE JAMELÃO (GRANDE INTÉRPRETE DOS SAMBAS DA QUERIDA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA E DE OUTROS SUCESSOS INESQUECÍVEIS DO NOSSO CANCIONEIRO POPULAR), ENQUANTO DIRIGIA DE OLINDA A RECIFE, COM A MINHA SANTA MÃEZINHA DE CARONA, ALÉM DE DUAS IRMÃS.
COMO NUM PACTO, REPENTINAMENTE, TODAS NÓS CALAMOS PARA OUVIR AQUELA VOZ INIGUALÁVEL, QUE CANTAVA "ELA DISSE-ME ASSIM".

O SILÊNCIO SOMENTE FOI QUEBRADO QUANDO JAMELÃO CANTAVA A ESTROFE ...
"SABE O QUE SE PASSOU? ELE NOS ENCONTROU ... E AGORA?..."
INCONTINENTEMENTE, MINHA MÃE GRITOU:
- BEM FEITO, SUA RAPARIGA SAFADA! AH! COMO SERIA BOM QUE TODA PUTA QUE FOSSE CHIFRAR O MARIDO FOSSE FLAGRADA ASSIM ... GARANTO QUE SE ACABAVAM AS QUENGAS DO MUNDO TODO! QUEM ME DERA!!!

SURPRESAS, NÓS NOS ENTREOLHAMOS ANTES DE IRROMPERMOS NUMA GARGALHADA ESTRIDENTE ENQUANTO, CÁ COM MEUS BOTÕES, EU PENSAVA :.. "NÃO É BEM POR AÍ, MÃE ... DEIXE AS MENINAS SE DIVERTIREM ... ALGUNS MARIDOS BEM QUE MERECEM ESSE TRATAMENTO E ATÉ SUPLICAM POR ELE" ... tsc, tsc, tsc ...