terça-feira, novembro 10, 2009

RETOMANDO AS ATIVIDADES

Oi, pessoal!


Estou de volta à terrinha, enfim. Dizem por aí que viajar é muito bom, mas o melhor é voltar pra casa, né? Deixei a Cidade Maravilhosa há menos de uma semana, mas ela ainda não me deixou. Gosto tanto do Rio, que lá também me sinto em casa. Caminho pela cidade com uma sensação de que sempre morei ali, saboreando o clima, o alto astral das pessoas que circulam, anônimas, revendo lugares queridos e conhecendo novas e encantadoras paragens. Desta vez fui até Maricá e fiquei maravilhada com a beleza do lugar! Revi a Lapa, onde a alegria e a descontração tomam conta da gente, principalmente num recanto que é um verdadeiro templo do samba, o "Carioca da Gema". Ah! Como é bom estar ali!


A nota dissonante da volta foi encontrar a minha mãezinha muito decaída e de ânimo acentuadamente abalado. Percebe-se nela um ar de nostalgia arrepiante, como o de alguém que sabe que não tem mais muito tempo por aqui ... Logo ela, que nunca deixou cair a peteca e jamais admitiu a idéia da morte, agora fala como alguém que está se despedindo da vida, alquebrada pelo peso dos seus bem vividos 95 anos! Isso me deixou muito abalada, pois embora saiba que esse dia fatídico haverá de chegar, percebo agora o quanto vai ser difícil pra todos nós encará-lo. Minhas irmãs e eu fomos passar o fim de semana com ela, assim que voltamos do Rio e nos surpreendemos com a sua visível derrocada, tanto física, como emocional, principalmente quando ela me pediu pra dar uma volta de carro, pra rever a cidade e as ruas onde morou, num tom de despedida de cortar coração. Não sei por quanto tempo ainda a teremos por aqui, mas, mesmo sabendo que esse período não deverá ser muito longo, torço pra que ela nos surpreenda e espere mais um pouco ... Ou um "muito" ... Quem sabe?