segunda-feira, janeiro 28, 2008

O FEBEAPÁ NÃO MORREU (ARCEBISPO x PREFEITURA)




Aqui em Pernambuco está acontecendo uma polêmica daquelas. Foi só a imprensa divulgar a decisão do prefeito do Recife, João Paulo, de disponibilizar, gratuitamente, durante o tríduo momesco, a chamada "pílula do dia seguinte" para mulheres que, mesmo não pretendendo procriar, como mandam as Sagradas Escrituras, não desejam abrir mão do prazer, especialmente nesse período proverbialmente pecaminoso, pra o Arcebispo de Olinda e Recife, D. José Cardoso Sobrinho (foto), se pronunciar veementemente contra essa decisão. Nada de novo no Brooklin, como diriam alguns. D. José é um fiel representante do que há de mais retrógrado, hipócrita e intolerante existente na Igreja Católica. Um dos seus "grandes" feitos foi exigir do Vaticano punição ao Pe. Edvaldo Gomes, pároco da Igreja de Casa Forte (bairro do Recife), com uma suspensão de três meses de suas atividades, pelo simples fato de ter dado a comunhão a um bispo anglicano, seu amigo pessoal, durante missa em que celebrava os seus cinquenta anos de sacerdócio. Sob a alegação nada digna de alguém que deveria, por força, mesmo, da religião que prega, ser promotor da união e da paz entre os homens de qualquer credo, de que "o Direito Canônico proíbe a padres católicos celebrarem missas juntamente com representantes de outras religiões", D. José não se fez de rogado e sacou o Cânon 908 para dedurar o Pe. Edvaldo, ignorando até o fato de que o inditoso evento contou, também, com a presença de três bispos católicos, dois vigários gerais e mais cinquenta padres. Ou seja: Ele queria, mesmo, era perseguir o padre, figura querida e respeitada por todos os católicos de Pernambuco, o qual segue bem de perto a linha do saudoso, inesquecível e inigualável D. HÉLDER CÂMARA. Se assim não fosse, a exdrúxula punição deveria atingir todos os representantes católicos que ali se encontravam, participando daquele ato anticanônico, mas não. Apenas ao Pe. Edvaldo foi imputada a penalidade, apesar das inúmeras manifestações de repúdio da sociedade em geral.
D. José é o que se pode chamar de Trapalhão Eclesiástico, com incontáveis casos de perseguição a padres que discordam dele em atitudes revanchistas descabidas, nas quais costuma expor na imprensa até cartas particulares dos seus desafetos, não só violando escandalosamente suas correspondências, como, ainda, se dando ao desplante de publicálas (!). Como alguém assim pode assumir uma vaga deixada por D. HÉLDER (que deve estar se revirando no túmulo, a esta altura) é o que ninguém compreende.
Voltando ao assunto inicial: Sob a alegação de que a pílula é abortiva, o Arcebispo ameaçou entrar com uma ação no Ministério Público de Pernambuco conta a Prefeitura do Recife, caso o prefeito não voltasse atrás na sua decisão. Foi o estopim que faltava. Ato contínuo, todas as prefeituras da Região Metropolitana do Recife aderiram à idéia do Prefeito João Paulo e já instalaram postos de distribuição da tal "pílula do pecado", mesmo sob a "temerosa" ameaça de excomunhão pelo Prelado.
"Ainda na tarde dessa quinta (24), o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, se pronunciou sobre a polêmica e acusou a Prefeitura do Recife de “criminosa” e “imoral” por disponibilizar o medicamento contraceptivo. De acordo com o arcebispo, a Igreja católica, que é contra a utilização da pílula por considerá-la um método abortivo, não está simplesmente defendendo uma opinião, e sim "proclamando a lei de Deus". Um dia antes (23), o Fórum de Mulheres de Pernambuco divulgou uma nota de repúdio à postura da arquidiocese", publicou o Blog do Jamildo.
Ouvindo uma rádio local fiquei estarrecida com o resultado de uma pesquisa feita pelo comunicador Geraldo Freire, da Rádio Jornal, na qual fazia a seguinte pergunta: QUEM TEM RAZÃO - O ARCEBISPO OU O PREFEITO?
Adivinhem quem ganhou a maioria na enquete: O ARCEBISPO!!!
Daí eu concluí que a sociedade é, mesmo, hipócrita e sem-noção e que Cazuza tinha razão quando dizia que "A BURGUESIA FEDE"!
O Prefeito, por sua vez, correu a público para esclarecer que a polêmica pílula não será distribuída, mas disponibilizada para as mulheres que porventura venham a procurar os postos médicos que serão instalados nas cercanias dos pontos de concentração de foliões, as quais possam ter alguma dúvida quanto à eficácia dos preservativos utilizados no "metier".
Sei não ... Acho que baixou o espírito maléfico do Gal. Figueiredo nesse Arcebispo ... Lembram? Era aquele presidente equino que sugeria a abstinência do sexo pra evitar filhos e DST ... Coisas do FEBEAPA (Festival de Besteira que Assola o País), criado pelo imortal Sérgio Porto ...
CHUPA ESSA MANGA!

segunda-feira, janeiro 21, 2008

MANIFESTO PELA EXTRADIÇÃO DE ABADIA



Na escola primária aprendí que devíamos nos ufanar do nosso país, por todas as maravilhas que nele há. Que as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como em qualquer outro lugar e que a nossa história e tradição devem ser defendidas e preservadas ao longo das nossas vidas, sendo repassada aos nossos descendentes, que as passarão aos seus e, assim, perpetuadas. Confesso que me esforço o quanto posso para defender a minha pátria de ataques vãos e que não gosto de ouvir brasileiros que emigraram daqui fazendo comparações exdrúxulas entre o Brasil e os países para os quais se transferiram, decantando as suas maravilhas e a nossa miséria. Menos ainda tolero ou permito que qualquer estrangeiro metido a besta ouse falar mal da minha terra, seja ele de onde for... "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é ..." Diz a canção popular.
Mas, por mais que me esforce, não consigo me ufanar de um país cuja justiça protege toda sorte de marginais, especialmente os gringos. Lembro muito bem da panacéia que foi a cobertura midiática em torno da defesa em prol da retenção, em nosso território, do finório assaltante do trem pagador da Inglaterra, RONALD BIGGS. Houve uma mobilização cinematográfica, uma verdadeira comoção nacional, nunca dantes vista neste país, para impedir que a Scotland Yard conseguisse levar de volta à sua terra o maior ladrão de todos os tempos, a fim de que ele sofresse a devida punição pelo crime cometido com requinte hollywoodiano. Em contrapartida, quando um brasileiro se vê às voltas com a lei em outro país (V. Caso Ana Virgínia, em Portugal) ou, até mesmo, quando é vítima fatal do preconceito e da intolerância da polícia estrangeira (V. Caso Jean Charles, na Inglaterra) há um incompreensível silêncio sepulcral da sociedade como um todo em torno do assunto.
Agora, a bola da vez é o traficante JUAN CARLOS ABADIA. Alguém pode me responder por que cargas d'água a justiça brasileira, ao invés de tomar-lhe a grana mal-adquirida e mandá-lo pro raio que o parta, seja pra onde for que esse criminoso queira ir, prefere retê-lo aqui, onerando os cofres públicos e sem a "bufunfa" que ele próprio pretende liberar em troca da sua extradição?
Ninguém venha me falar que é pra preservar a ética de não negociar com criminosos, porque vai me parecer cômico demais ... Fala sério!
É desalentador constatar o grau de protecionismo que permeia as decisões judiciais quando os julgados são, comprovadamente, culpados, notadamente aqueles "ladrões de casaca". A profusão de casos é tamanha, que nem dá pra enumerá-los, mas sempre vale a pena tergiversar sobre alguns mais recentes, de bizarras "prisões" e sem efeito prático algum: O do juiz "LALAU" é um dos mais exemplares, porque o sacripanta não só não se encontra preso em cárcere algum (está é guardadinho de qualquer possível incômodo, no recesso do seu lar), como não teve que devolver um tostão sequer da grande soma que abiscoitou por vias escusas e da qual a sua família (além dele próprio) continua usufruindo largamente. PC FARIAS, OS ANÕES DO ORÇAMENTO, OS POLÍTICOS DO MENSALÃO, etc, etc, etc... são outros tristes exemplos memoráveis ...
A mim, como brasileira, não interessa a prisão de nenhum. Ao contrário: Muito me contentaria vê-los todos, sem exceção, livres nas ruas ... Literalmente nas ruas ... Pedindo esmola, na sarjeta, amargando a miséria de tantos outros homens, mulheres e crianças inocentes que nenhum dano financeiro causaram ao país, mas vivem jogados à fome, ao relento, ao frio e ao léo, eternos paladinos da esperança. Esses mesmos a quem eles tanto prometeram. Quanto ao dinheiro do qual, vergonhosamente, esses larápios da boa-fé se apoderaram prevalecendo-se dos seus nababescos cargos, esse, sim, eu gostaria de ver retido, mas no erário público, transformado no maior dos castigos que poderia ser imputado aos poderosos corruptos: A EDUCAÇÃO do povo, o que redundaria na definitiva inelegibilidade dos seus algozes ... Para sempre!
A opção entre ficarmos com JUAN CARLOS ABADIA ou com o dinheiro que ele adquiriu pervertendo nossos jovens e destruindo famílias inteiras é tão óbvia, que não caberia nem defesa, ao meu humilde entendimento, mas ... Vá saber o que se passa nas cabeças dos que integram o nosso Judiciário!!!

quarta-feira, janeiro 16, 2008

ALEGRIA DE POBRE DURA POUCO ... PORCA MISÉRIA!


FILHO, EU AMO VOCÊ MUITO, MUITO, MUITO E SÓ PEÇO UMA COISA A DEUS: QUE TE CONSERVE SAUDÁVEL, FELIZ E CHEIO DE VIDA, LIVRE DA VIOLÊNCIA E DA MALDADE ALHEIA, QUE DIMINUI E VILIPENDIA O SER HUMANO, PORQUE CONFRONTA A RAZÃO DE EXISTIR DO SEU CRIADOR... QUE DEUS TE ABENÇOE, SEMPRE !!!







No último dia 09 comemoramos o aniversário do meu filho com um jantarzinho pros amigos e parentes. A festinha rolou animada e feliz, com tudo o que tinha direito: Bolo, velinha (olha a vela aí, na foto) e chapéuzinhos ridículos com o emblema do Náutico (seu time do coração) pra sacanear os amigos torcedores de outros times, os quais foram obrigados a usá-los e - o que é pior! - posar pras fotos que, naturalmente, foram veiculadas entre os amigos comuns via net, é claro, pra gozação ser mais contundente. Eu até o advertí de que não deveria fazer isso, pois tenho certeza de que ele próprio jamais permitiria que o fizessem consigo, principalmente se o chapeuzinho tivesse o escudo do Sport Clube - arquiinimigo da torcida alvirrubra.


Pra felicidade geral, tudo transcorreu sem tumulto, excetuando-se o momento do "parabéns pra você", ao final do qual o coro entoou um efusivo "É PICA, É PICA, É PICA, É PICA ... É ROLA, É ROLA, É ROLA, É ROLA, É ROLA", ocasião em que a vizinhança, horrorizada, começou a assomar às janelas dos prédios vizinhos e eu tive que interferir, usando toda a minha autoridade pra botar moral naquele verdadeiro "Cabaré da Mãe Joana" em que a festinha ameaçava se transformar ... Até agora não ficou muito claro pra mim se os vizinhos estavam escandalizados ou, na verdade, interessados no produto anunciado a tão altos brados. Afinal, o mercado desse material anda meio defasado e tem um monte de gente que daria "os quartos e a cabeça" por um brinquedinho desses (Afemaria, tô pensando alto! Cala-te boca!!!).



Julgamentos chauvinistas à parte, no dia seguinte, após curtir toda a ressaca, o meu filho acordou satisfeito e feliz, me enchendo de beijinhos de agradecimentos pela organização da festa, repetindo por várias vezes a frase que resume, sempre, sua crítica construtiva a qualquer coisa que o agrade: "FOI DO CARALHO, MÃINHA!". Mais tarde, foi levar a filhinha dele na casa da mãe dela (a menina tinha vindo passar o aniversário do pai aqui em casa) e aí aconteceu o que motivou o título deste post: Um motoqueiro encostou um revólver na cabeça da criança e levou os seus pertences de praxe: carteira, celular e relógio.


Voltou pra casa, sorumbático e abatido, lamentando a perda dos bens e da alegria com que havia acordado. E eu devo dizer que figuei toda feliz da vida, agradecendo aos céus por tê-lo de volta, são e salvo, o que, infelizmente, hoje em dia, já é uma verdadeira Graça Divina ... Sem contar com a felicidade de saber que a menina não sofreu qualquer dano físico e me pegando com tudo o que é santo pra que ela não tenha ficado com sequelas emocionais, pois esta já é a segunda vez que acontece isso com os dois, sendo, também, a quarta vez que ele sofre esse tipo de assalto no mesmo local.


É assustador constatar a perda do elementar direito de ir e vir e, mais ainda, perceber que isso já se tornou corriqueiro na nossa sociedade, contemplativa e cúmplice dos seus algozes, com o respaldo institucional, o que é pior!

















sexta-feira, janeiro 11, 2008

CULTURA INÚTIL




Como eu sou uma pessoa muito consciente das minhas responsabilidades e costumo dividir com os amigos tudo o que pode ajudar na construção de um cidadão politicamente correto e bem informado, resolví postar aqui algumas expressões imprescindíveis ao conhecimento de quem pretende se tornar um(a) orador(a) impecável; impressionar os ouvintes e, quiçá, ganhar no papo aquele(a) chato(a) de galocha convenientemente batizado (se não o fôra, haveria de sê-lo) de Sr. ou Srª Escolástico(a).




A bem da verdade, devo confessar que esse manancial de sabedoria me foi legado através de uma prática constante (ou viciante) que adquirí, desde a mais tenra idade, que vem a ser a resolução de esquemas, grifogramas, rébus, charadas e ziguezagues silábicos constantes da revista de passatempos "A RECREATIVA". Sinceramente, não sei como alguém pode conseguir enfrentar os desafios da vida sem conhecer esses vernáculos, de vital importância, verdadeiras pérolas raras da famigerada cultura inútil. Portanto, façam bom proveito (?).




ACARIMA - sagui de distribuição reduzida, encontrado ao Norte do Rio Amazonas

ACATIO - pequena embarcação da antiguidade romana

ÁCER - roble (não entendí nada!- Que porra é roble?)

ACICA - bolso de roupa ou bolsa

ACU - sensação de calor, quentura

ACUTA - esquadro falso

ADERGAR - acontecer por acaso

ADICTO - dedicado, afeiçoado

ADUCIR - amaciar (0 metal) para torná-lo flexível e pouco quebradiço

AGACHADOS - rapapés, cumprimentos reverentes (Como assim? Não é a posição de cócoras?)

AIVECA - cada uma das duas peças que sustentam a relha do arado

ÁLACRE - risonho, cheio de entusiasmo

ALIGEIRAR - tornar mais leve ou menos pesado (Eu jurava que era "apressar")

ANACRUSE - sílaba ou sílabas que vem no princípio

ANADOSE - distribuição dos princípios nutritivos no organismo

ANAGOGIA - forma de interpretação mística das Sagradas Escrituras

ANECÚMENO - região geográfica que não é habitada pelo homem

ANTÍPODA - ponto da Terra oposto àquele em que se está

APICAL - relativo à ponta da ... língua (nem vou falar em qual ponta eu pensei)

APODO - zombaria
APÓTOMO - diferença entre duas quantidades incomensuráveis

ARCANO - segredo profundo

ARRAS - acordos que asseguram obrigações futuras

ARRUÁ - arisco, desconfiado

ASINHA - de repente, subitamente (ué! não é uma asa pequena?)

ASPE -raio de roda de engenho de açúcar movido a água

ATESTO - operação que consiste em encher o vazio (nada a ver com o verbo 'assegurar'?)

ATOARDA - notícia vaga

AURIGA - o cocheiro da antiga biga

AVANIA - afronta ou humilhação pública

AURITO - de orelhas grandes



Além de altruísta eu também sou muito compreensiva, por isso, decidí compartilhar com vocês apenas os vernáculos da letra "A", por enquanto, mas prometo dar sequência à minha saga de fazê-los cada vez mais inutilmente cultos e oportunamente publicarei outros que compreenderão o alfabeto inteiro, ok?
E já que este post é de utilidade pública, faço aqui a pergunta que não quer calar: Considerando o artigo do jornal do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE BRASÍLIA acima publicado, você:
  1. TIRARIA O PAU, OU DEIXARIA O PAU?
  2. BOTARIA O PAU ATRÁS OU DEIXARIA O PAU NA FRENTE?
  3. BOTARIA O PAU NA MARIA OU DEIXARIA O PAU NO JOSÉ?














sexta-feira, janeiro 04, 2008

CHEGOU 2008 ... E O QUE VOCÊ FEZ?


Ano novo, vida nova, PC novo!
Até que enfim saí do "rato" em que me encontrava e conseguí substituir aquele "coisa ruim" que era o antigo aparelho e que agora se foi, junto com o ano de 2007, para não mais voltar ... Assim seja!
Pode até parecer ingratidão da minha parte, porque o bichinho até que resistiu heroicamente todos estes anos de trabalho incessante, me proporcionando muitas alegrias e me trazendo amigos insubstituíveis e maravilhosos, mas ele tinha que me sacanear logo nos dois últimos meses do ano? Fala sério! Na informática, como na vida, muita ingratidão faz perder a afeição, é ou não é? Boicotar a minha comunicação com a galera justo na época em que todos os amigos se congratulam foi demais pro meu TBS ... (Talento, Beleza e Sexy-appeal, YEAH!) Portanto, que sifu ... Pronto, falei!
Pelo menos serviu pra uma coisa: Pela primeira vez na minha vida já comecei o novo ano realizando um propósito, que foi o de me livrar de vez do "maledeto", esfregando na sua cara um substituto novinho, em folha, como se faz com um marido safado que não corresponde às nossas expectativas. Como se diz por aí, "a fila anda", meu bem!
Nem preciso dizer como foi triste não poder trocar idéias com vocês durante esse tempo todo. O pior é que sou muito reticente quando se trata de incomodar as pessoas e, embora todos os parentes me disponibilizassem os seus computadores (tamanha era a minha reclamação), eu preferí esperar até que os ventos soprassem ao meu favor, me possibilitando comprar um novo.
Espero que todos tenham tido um período de festas realmente festivo e estejam devidamente saudáveis e dispostos pra encarar este novo ano, que se inicia. Se depender da minha vontade, certamente será muito auspicioso e revigorante para todos, sem exceção. Pra não fugir do contexto, aqui vão alguns conselhos que, espero, sejam seguidos à risca ( sua autoria é de Paulo Roberto Gaefka ... seja lá quem for este cidadão):
"A ETERNIDADE É O DIA DE HOJE; A HORA DE REALIZAR, SEJA O QUE FOR, É AGORA. NÃO DÁ PRA PREVER O FUTURO, QUE PODE NEM CHEGAR, POR ISSO, VIVA LIVRE DE AMARRAS, ESQUEÇA QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO, VIVA O PRESENTE COMO PRESENTE MESMO, QUE CHEGA A CADA MANHÃ, COM SEU NOME ESCRITO, COM LAÇO DE FITA E PAPEL BONITO.
E JÁ QUE O TEMPO É CURTO PARA TANTOS SONHOS, SE FOR AMAR, AME INTENSAMENTE; SE FOR SE DIVERTIR, RIA ATÉ CHORAR; SE FOR TRABALHAR, APLIQUE-SE ATÉ REALIZAR; SE FOR PARA SER PAI, SEJA O MELHOR COMPANHEIRO; SE FOR PARA SER MÃE, SEJA DOCE E PROTETORA; SE FOR PARA SER AMIGO, SEJA IRMÃO; SE FOR PARA AJUDAR, ESTENDA A MÃO E SE FOR PARA SER FELIZ, INSISTA MAIS UM POUCO ... FELICIDADE SEMPRE VALE A PENA!
E JÁ QUE A VIDA É BREVE, SE FOR PARA DEIXAR MARCAS SEJA UMA DAS MELHORES, QUASE INVISÍVEL E DE TANTO AMOR PELA VIDA E PELAS PESSOAS, SEJA VOCÊ UMA PESSOA ESPECIAL. SEJA INESQUECÍVEL!!!